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dc.creatorLeite, Leonardo Leite-
dc.date.accessioned2023-07-12T14:44:50Z-
dc.date.available2023-07-12T14:44:50Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationLEITE, Leonardo Leite. Aplicação de Machine Learning em sistemas embarcados de borda: um estudo de caso. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38588-
dc.description.abstractThe main premise of this project is to conduct a case study on the use of machine learning technology and edge computing in the development of a proof-of-concept prototype. The focus will be on implementing artificial intelligence in a device that utilizes computer vision to real-time identify the presence of moving obstacles during the reverse maneuver of a motor vehicle. Throughout the project, the methods and techniques used for this type of application will be evaluated, including the effectiveness and efficiency of different machine learning algorithms, computer vision techniques, and edge computing approaches. Additionally, cutting-edge technologies relevant to this field will be explored. Through this case study, the aim is to demonstrate the potential of machine learning and edge computing in enhancing the safety and efficiency of motor vehicle operations, particularly during challenging maneuvers such as reverse parking. The results and insights obtained from this project can contribute to further advancements in the field of intelligent transportation systems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEdge computingpt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectComputação de bordapt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de m ́aquinapt_BR
dc.titleAplicação de Machine Learning em sistemas embarcados de borda: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Marcelo Barros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711663486251657pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia, Eduardo Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2762455518296891pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Márcio José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012626154282569pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA principal premissa deste projeto é realizar um estudo de caso sobre a utilização de tecnologia de aprendizagem de máquina e computação de borda no desenvolvimento de um protótipo como prova de conceito. O foco será na implementação de inteligência artificial em um dispositivo que utiliza visão computacional para identificar em tempo real a presença de obstáculos móveis durante a manobra de ré de um veículo automotivo. Ao longo do projeto, serão avaliados os métodos e técnicas utilizados para esse tipo de aplicação, incluindo a eficácia e eficiência de diferentes algoritmos de aprendizagem de máquina, técnicas de visão computacional e abordagens de computação de borda. Além disso, serão exploradas tecnologias de ponta relevantes para esse campo. Por meio desse estudo de caso, o objetivo é demonstrar o potencial da aprendizagem de máquina e da computação de borda na melhoria da segurança e eficiência das operações de veículos automotivos, especialmente durante manobras desafiadoras, como a marcha a ré. Os resultados e percepções obtidos nesse projeto podem contribuir para avanços adicionais no campo de sistemas de transporte inteligentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Controle de Automaçãopt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.orcid.putcode138590386-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Controle e Automação

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