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dc.creatorJanuario, Hellen Morizza de Amorim Carvalho-
dc.date.accessioned2023-07-11T15:47:46Z-
dc.date.available2023-07-11T15:47:46Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationJANUARIO, Hellen Morizza de Amorim Carvalho. "En el brillo de la noche, las estrellas nos observan" A ditadura militar chilena em Nostalgia de la luz (2010) de Patricio Guzmán: entre nostalgias, visualidades e contravisualidades. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38561-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the dictatorial regime in Chile, using as a starting point the approach of filmmaker Patricio Guzmán through the nostalgic gesture present in his documentary Nostalgia de la luz (2010). Initially, digital tools such as Google Trends, Rotten Tomatoes and Letterboxd are used to understand the reception of the work, in addition to exploring its use in other academic research. Next, the research focuses on reflecting on nostalgia as a key to analysis, especially when considering different childhood experiences. Such as Guzman happy childhood contrasting with the stolen childhoods of Valentina Rodriguez and Actor González, hijos of the dictatorial period and exile, respectively. In addition, the actions of the women seekers of Calama, who search for the remains of their loved ones in the Atacama Desert, and the production of drawings by Chilean architect Miguel Lawner are investigated. These reflections highlight how nostalgia drives their journeys by claiming the right to look, such actions are considered here as contravisualities, in the way proposed by professor and visual culture researcher, Nichollas Mirzoeff.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNostalgia da luzpt_BR
dc.subjectNostalgia for the Lightpt_BR
dc.subjectPatricio Guzmánpt_BR
dc.subjectPatricio Guzmánpt_BR
dc.subjectDitadura militar chilenapt_BR
dc.subjectChilean military dictatorshippt_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectContravisualidadept_BR
dc.subjectContravisualitypt_BR
dc.title"En el brillo de la noche, las estrellas nos observan" A ditadura militar chilena em Nostalgia de la luz (2010) de Patricio Guzmán: entre nostalgias, visualidades e contravisualidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945074272601689pt_BR
dc.contributor.referee2Piassi, Vinícius Alexandre Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533930868476468pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175179010687364pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o regime ditatorial no Chile, utilizando como ponto de partida a abordagem do cineasta Patricio Guzmán por meio do gesto nostálgico presente em seu documentário Nostalgia de la luz (2010). Inicialmente, são utilizadas ferramentas digitais como o Google Trends, Rotten Tomatoes e Letterboxd para compreender a recepção da obra, além de explorar seu uso em outras pesquisas acadêmicas. Em seguida, a pesquisa se concentra na reflexão sobre a nostalgia como uma chave de análise, especialmente ao considerar as diferentes experiências de infância, como a infância feliz de Guzmán contrastando com as infâncias roubadas de Valentina Rodríguez e Víctor González, hijos do período ditatorial e do exílio, respectivamente. Além disso, são investigadas as ações das mulheres buscadoras de Calama, que procuram os restos de seus entes queridos no Deserto do Atacama, e a produção de desenhos do arquiteto chileno Miguel Lawner. Essas reflexões destacam como a nostalgia impulsiona suas jornadas ao reivindicarem o direito a olhar, tais ações são consideradas aqui como contravisualidades, da forma como é proposto pelo professor e pesquisador da cultura visual, Nichollas Mirzoeff.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode138519415-
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