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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Borges, Mariana Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T19:58:05Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T19:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Mariana Gonçalves. EJA: Impacto do processo de escolarização na vida de jovens e adultos. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38541 | - |
dc.description.abstract | The Youth and Adult Education (EJA) is aimed at a public that, due to its particularities, is not served by regular education and, through the insertion in this education modality, has possibilities to face school failure. This paper reports on a qualitative research carried out with EJA students who sought to understand the impacts of the schooling process in the lives of young and adult students of this education modality. To do so, based on the Thematic Life History, we conducted semi-structured interviews with two EJA students, but for the scope of this work we chose to analyze only one. We elaborated three axes of analysis, based on the objective of the study and on the assumptions of Critical School Psychology and of Cultural-Historical Psychology: the interruption of the schooling process; EJA: social meaning, personal meaning, and motive; and the school and the fulfillment of its educational function. We verified that the schooling trajectory of our interviewee, both the interruption and the resumption, is configured by socioeconomic and labor issues of a capitalist society divided into classes. Moreover, it was possible to note that EJA fulfilled its educational function, since it promoted significant changes in this student's way of being and being in the world, promoting her humanization process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | História de vida temática | pt_BR |
dc.subject | Processo de escolarização | pt_BR |
dc.title | EJA: impactos do processo de escolarização na vida de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | EJA: Impacts of the schooling process on the lives of young people and adults | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Silvia Maria Cintra da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4380499178712456 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bárbara Maria Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261052018003008 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Daniela da Cunha Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7593715679639171 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se a um público que, devido às suas particularidades, não é atendido pelo ensino regular e, por meio da inserção nessa modalidade de ensino, tem possibilidades de enfrentar o fracasso escolar. Este trabalho relata uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com estudantes da EJA que buscou compreender os impactos do processo de escolarização na vida de jovens e adultos estudantes desta modalidade de ensino. Para tanto, a partir da História de Vida Temática, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas estudantes de EJA, mas para o escopo deste trabalho escolhemos analisar apenas uma. Elaboramos três eixos de análise, a partir do objetivo do estudo, dos pressupostos da Psicologia Escolar Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural: a interrupção do processo de escolarização; EJA: significado social, sentido pessoal e motivo; e a escola e o cumprimento de sua função educativa. Verificamos que a trajetória escolar de nossa entrevistada, tanto a interrupção quanto a retomada, é configurada pelas questões socioeconômicas e trabalhistas de uma sociedade capitalista dividida em classes. Além disso, foi possível notar que a EJA cumpriu sua função educativa, uma vez que promoveu mudanças significativas na forma dessa aluna ser e estar no mundo, promovendo seu processo de humanização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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