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dc.creatorAnjos, Silvani Alves dos-
dc.date.accessioned2023-07-10T19:53:17Z-
dc.date.available2023-07-10T19:53:17Z-
dc.date.issued2023-04-10-
dc.identifier.citationANJOS, Silvani Alves dos. O cuidado de si e sua contribuição para uma docência amorosa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. 61 f. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7054.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38540-
dc.description.abstractWe live in a society in which the weaknesses of human bonds are increasingly present, in a consumerist and individualistic culture, where our efforts are centered on the search for immediate satisfaction, and in this scenario, undertaking self-care actions requires a rescue of a way of life that values life. In this context, I realized the possibility of rethinking teaching and questioning what in me drove me to continue adopting a loving teaching practice, not to give up on who I am and what drives me. In an autobiographical narrative research proposal about my pedagogical practice, this study presents a reflection on how self-care can contribute to loving teaching. The concerns of my experience allowed me to move through the field of self-care and love in the experience with myself and with my students, dialoguing with Foucault, bell hooks, Bauman and Boff. Care of the self (epimeléia heautoû) needs to be understood as a way of life that leads to the formation of the subject by himself, knowing himself, taking care of himself and seeing love as an attribute of transformation of society. From the narratives of classroom situations, I concluded that the subject, when awakening to “self-care”, is moved to look inside and conceive that he is immersed in the relationships he establishes with himself and with others and, from there, you can change. In this way of thinking, I saw myself occupying a significant position in the student’s life and the school becoming a propitious space for, based on self-care, building and strengthening loving bonds in teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.subjectDocência amorosapt_BR
dc.subjectLoving teachingpt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectNarrative researchpt_BR
dc.titleO cuidado de si e sua contribuição para uma docência amorosapt_BR
dc.title.alternativeSelf-care and its contribution to loving teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee2Erbs, Rita Tatiana Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096823373079853pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595197568828221pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoVivemos em uma sociedade na qual as fragilidades dos vínculos humanos se fazem cada vez mais presentes, em uma cultura consumista e individualista, onde nossos esforços estão centrados na busca por satisfação imediata, e nesse cenário empreender as ações do cuidado de si requer um resgate de um modo de viver que valoriza a vida. Nesse contexto, percebi a possibilidade de repensar a docência e questionar o que em mim, me impulsionava a continuar adotando uma prática docente amorosa, a não desistir de quem sou e do que me move. Numa proposta de pesquisa narrativa autobiográfica sobre minha prática pedagógica, este estudo apresenta uma reflexão acerca de como o cuidado de si pode contribuir para uma docência amorosa. As inquietações do meu vivido possibilitaram-me um movimento pelo campo do cuidado de si e do amor na experiência comigo mesma e com meus alunos dialogando com Foucault, bell hooks, Bauman e Boff. O Cuidado de si (epimeléia heautoû) precisa ser entendido como um modo de vida que conduz à formação do sujeito por ele mesmo, conhecendo-se, cuidando-se e vendo o amor como um atributo de transformação da sociedade. A partir das narrativas de situações de sala de aula concluí que o sujeito ao despertar-se para o cuidado de si, é movido a olhar para seu interior e conceber que está imerso nas relações que estabelece consigo mesmo e com os outros e, a partir daí, pode se modificar. Nesse pensar me vi ocupando uma posição significativa na vida do aluno e a escola se tornando um espaço propício para, a partir do cuidado de si, construir e fortalecer os laços amorosos na docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7054pt_BR
dc.orcid.putcode138441542-
dc.crossref.doibatchid468b6766-6f06-419e-bc2a-77353553642f-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPráticas pedagógicas-
dc.subject.autorizadoInvestigação narrativa (Método de pesquisa)-
dc.subject.autorizadoDocentes em formação-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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