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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Anjos, Silvani Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T19:53:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T19:53:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Silvani Alves dos. O cuidado de si e sua contribuição para uma docência amorosa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. 61 f. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7054. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38540 | - |
dc.description.abstract | We live in a society in which the weaknesses of human bonds are increasingly present, in a consumerist and individualistic culture, where our efforts are centered on the search for immediate satisfaction, and in this scenario, undertaking self-care actions requires a rescue of a way of life that values life. In this context, I realized the possibility of rethinking teaching and questioning what in me drove me to continue adopting a loving teaching practice, not to give up on who I am and what drives me. In an autobiographical narrative research proposal about my pedagogical practice, this study presents a reflection on how self-care can contribute to loving teaching. The concerns of my experience allowed me to move through the field of self-care and love in the experience with myself and with my students, dialoguing with Foucault, bell hooks, Bauman and Boff. Care of the self (epimeléia heautoû) needs to be understood as a way of life that leads to the formation of the subject by himself, knowing himself, taking care of himself and seeing love as an attribute of transformation of society. From the narratives of classroom situations, I concluded that the subject, when awakening to “self-care”, is moved to look inside and conceive that he is immersed in the relationships he establishes with himself and with others and, from there, you can change. In this way of thinking, I saw myself occupying a significant position in the student’s life and the school becoming a propitious space for, based on self-care, building and strengthening loving bonds in teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cuidado de si | pt_BR |
dc.subject | Self-care | pt_BR |
dc.subject | Docência amorosa | pt_BR |
dc.subject | Loving teaching | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject | Narrative research | pt_BR |
dc.title | O cuidado de si e sua contribuição para uma docência amorosa | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-care and its contribution to loving teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632550703149729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Erbs, Rita Tatiana Cardoso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5096823373079853 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0595197568828221 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos em uma sociedade na qual as fragilidades dos vínculos humanos se fazem cada vez mais presentes, em uma cultura consumista e individualista, onde nossos esforços estão centrados na busca por satisfação imediata, e nesse cenário empreender as ações do cuidado de si requer um resgate de um modo de viver que valoriza a vida. Nesse contexto, percebi a possibilidade de repensar a docência e questionar o que em mim, me impulsionava a continuar adotando uma prática docente amorosa, a não desistir de quem sou e do que me move. Numa proposta de pesquisa narrativa autobiográfica sobre minha prática pedagógica, este estudo apresenta uma reflexão acerca de como o cuidado de si pode contribuir para uma docência amorosa. As inquietações do meu vivido possibilitaram-me um movimento pelo campo do cuidado de si e do amor na experiência comigo mesma e com meus alunos dialogando com Foucault, bell hooks, Bauman e Boff. O Cuidado de si (epimeléia heautoû) precisa ser entendido como um modo de vida que conduz à formação do sujeito por ele mesmo, conhecendo-se, cuidando-se e vendo o amor como um atributo de transformação da sociedade. A partir das narrativas de situações de sala de aula concluí que o sujeito ao despertar-se para o cuidado de si, é movido a olhar para seu interior e conceber que está imerso nas relações que estabelece consigo mesmo e com os outros e, a partir daí, pode se modificar. Nesse pensar me vi ocupando uma posição significativa na vida do aluno e a escola se tornando um espaço propício para, a partir do cuidado de si, construir e fortalecer os laços amorosos na docência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7054 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138441542 | - |
dc.crossref.doibatchid | 468b6766-6f06-419e-bc2a-77353553642f | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Práticas pedagógicas | - |
dc.subject.autorizado | Investigação narrativa (Método de pesquisa) | - |
dc.subject.autorizado | Docentes em formação | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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