Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPontes, Jordan de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-10T19:29:32Z-
dc.date.available2023-07-10T19:29:32Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationPONTES, Jordan de Oliveira. O impacto da pandemia de Covid-19 sobre o desempenho dos alunos de ensino superior no ENADE 2021. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38535-
dc.description.abstractThe present work aims to evaluate the impact of the COVID­19 pandemic on the performance of undergraduate students in the National Student Performance Exam (ENADE) 2021. For this purpose, a sample of 2,369 higher education courses evaluated in the ENADE editions of 2017 and 2021, and, from this base, aggregate them for 446 municipalities in Brazil, achieving, therefore, the construction of an appropriate base for an econometric methodology of panel data. In addition to assessing the impact of the pandemic itself, including the number of cases per 100,000 inhabitants, an attempt was made to isolate its effects using socioeconomic variables widely used in the empirical literature on this area, such as family income, admission through affirmative policies, receipt of academic scholarships, dedication and ethnicity. Furthermore, the use of one more variable was proposed: the exclusive dedication of students to their undergraduate courses. For regression, the differences­indifferences estimator was used. As a result, there was a small impact of the pandemic on the performance of Brazilian higher education courses by municipality in ENADE 2021, with the ethnicity of students being a prominent factor with a negative effect on the exam. This work contributes to the identification of the immediate short­term effects of the pandemic on Brazilian higher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectCovid19pt_BR
dc.subjecthigher educationpt_BR
dc.subjectdifferences in differencespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject Diferenças em diferençaspt_BR
dc.titleO impacto da pandemia de Covid-19 sobre o desempenho dos alunos de ensino superior no ENADE 2021pt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the Covid-19 pandemic on the performance of higher education students in ENADE 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Marcelo Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305597232222132pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Ana Maria de Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436546813181295pt_BR
dc.contributor.referee2Saiani, Carlos César Santejo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID­19 sobre o desempenho dos estudantes de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2021. Para essa finalidade, foi construída uma amostra de 2.369 cursos de ensino superior avaliados nas edições do ENADE de 2017 e 2021, e, a partir dessa base, agregá­los para 446 municípios do Brasil, logrando, por conseguinte, a construção de uma base apropriada para uma metodologia econométrica de dados em painel. Além da própria avaliação do impacto da pandemia, incluindo a quantidade casos a cada cem mil habitantes, buscou­se isolar seus efeitos usando variáveis socioeconômicas amplamente utilizadas na literatura empírica desta seara, como renda familiar, ingresso por políticas afirmativas, recebimento de bolsas acadêmicas, dedicação exclusiva e etnia. Ademais, propôs­se a utilização de mais uma variável: a dedicação exclusiva de alunos em seus cursos de graduação. Para a regressão, foi utilizado o estimador de diferenças em diferenças. Como resultado, verificou­se um diminuto impacto da pandemia sobre o desempenho dos cursos de ensino superior brasileiros por município no ENADE 2021, sendo a etnia dos estudantes um fator de destaque de efeito negativo no exame. Este trabalho contribui com a identificação dos efeitos imediatos de curto prazo da pandemia sobre a educação superior brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoPandemiaCovid.pdfTCC402.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.