Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38533
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Yan Gustavo Pegyn | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T19:19:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T19:19:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yan Gustavo Pegyn. Uma API web para suporte à análise de aprendizagem em jogos digitais educacionais para o contexto da disciplina de química. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38533 | - |
dc.description.abstract | Digital games that teach the Periodic Table (TP) of Chemistry can help in the teaching-learning process at various levels and contexts. However, there is a ongoing monitoring challenge stemming from the need to understand the evolution and possible difficulties of each student, in addition to identifying to what extent the proposed game is being effective or not in this process. For this, it is important to collect interactions carried out within the game in order to develop mechanisms for behavior analysis of the student, and thus allow a better monitoring of the process of absorption of the knowledge. In addition, such mechanisms can contribute to the identification of possible improvements in the user experience. In this sense, this work proposes a application programming interface (API) for integrating digital game data educational system for teaching chemistry with management platforms that present student performance and learning indicators. The API aims to facilitate the analysis and monitoring the effectiveness and progress of students who use the game as a tool learning process, as well as identifying possible improvements in the user experience. O work also suggests the creation of a client-side API, which can communicate with different development tools and send more specific and detailed data about the game and player interaction. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Game learning analytics | pt_BR |
dc.subject | Análise de aprendizagem em jogos | pt_BR |
dc.subject | Interface de programação de aplicação | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais educativos | pt_BR |
dc.title | Uma API web para suporte à análise de aprendizagem em jogos digitais educacionais para o contexto da disciplina de química | pt_BR |
dc.title.alternative | An web API to support game learning analytics in educational digital games for chemistry domain | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Rafael Dias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3067137114142725 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martinez, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6993507870608075 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Thiago Pirola | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8887726177714522 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7494957984197759 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Jogos digitais que ensinam a Tabela Periódica (TP) de Química podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em vários níveis e contextos. No entanto, há um desafio de monitoramento contínuo decorrente da necessidade de entender a evolução e as possíveis dificuldades de cada estudante, além de identificar até que ponto o jogo proposto está sendo efetivo ou não nesse processo. Para isso, é importante coletar as interações realizadas dentro do jogo a fim de desenvolver mecanismos para análise de comportamento do estudante, e assim, permitir um melhor acompanhamento do processo de absorção do conhecimento. Além disso, tais mecanismos podem contribuir para a identificação de possíveis melhorias na experiência do usuário. Nesse sentido, este trabalho propõe uma interface de programação de aplicações (API) para integrar os dados de um jogo digital educativo para o ensino de química com plataformas de gerenciamento que apresentem indicadores de desempenho e aprendizagem dos estudantes. A API visa facilitar a análise e o monitoramento da eficácia e da evolução dos alunos que usam o jogo como ferramenta de aprendizado, bem como identificar possíveis melhorias na experiência do usuário. O trabalho também sugere a criação de uma API de lado cliente, que possa se comunicar com diferentes ferramentas de desenvolvimento e enviar dados mais específicos e detalhados sobre o jogo e a interação do jogador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 62 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138441494 | - |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaApiWeb.pdf | TCC | 926.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License