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dc.creatorMedeiros, Luana Furlan de-
dc.date.accessioned2023-07-10T19:07:41Z-
dc.date.available2023-07-10T19:07:41Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Luana Furlan de. Letramentos, formação docente e Saussure: um diálogo possível?. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38530-
dc.description.abstractThis monograph is a theoretical discussion from the perspective of Applied Linguistics (AL). It concerns a bibliographic and documental research of qualitative nature, that the main objective was to produce a critical analysis of the social and the language that can be identified in the Saussurian Theory, according to the General Linguistic Couse (CLG), in order to find a linkage between the terms definition and their relationship within the the literacy studies. Furthermore, it sought to analyze references to Saussure in scientific works produced at LA, works that investigated teacher training and literacies, perhaps already indicating alternative reading to those already traditionally established from the author's work. The findings indicate that the Saussurian Theory prevalent in CLG does not negate the social as understood in literacy studies. Assuming this from the beginning stages of the language teacher education, in the early studies of language, may help to reduce the gap that exists between the language in use and the approaches in classroom, that understand the language as a system and, many times, often even as a code. But Saussure's re-readings are still incipient, and the historical reference prevails in the works in LA in which he is cited, which also recall the negative influence of this linguist.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTeoria saussurianapt_BR
dc.subjectSaussurian Theorypt_BR
dc.subjectCurso de linguística geralpt_BR
dc.subjectGeneral linguistic coursept_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectLíngua e socialpt_BR
dc.subjectLanguage and socialpt_BR
dc.subjectEstudos dos letramentospt_BR
dc.subjectLiteracy studiespt_BR
dc.titleLetramentos, formação docente e Saussure: um diálogo possível?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Mirella de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7083726112814657pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702374101936937pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marcen de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862981156235556pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2755442383525812pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma discussão teórica a partir de perspectivas dos estudos em Linguística Aplicada (LA). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi realizar uma releitura do social e da língua na teoria saussuriana a partir do Curso de Linguística Geral (CLG), buscando algum diálogo com definições dos termos e com a própria relação entre eles no contexto dos estudos dos letramentos. Além disso, buscou verificar referências a Saussure em trabalhos científicos produzidos em LA, que investigassem formação docente e letramentos, talvez já indicando alguma leitura diferente das já tradicionalmente estabelecidas a partir da obra do autor. Os resultados encontrados sinalizam que a teoria saussuriana no CLG não nega o social tal qual este é compreendido nos estudos dos letramentos. Assumir isso desde o início da formação do professor de línguas, nos estudos iniciais da linguagem, pode ajudar a reduzir a distância que se vê entre a língua em uso e as abordagens nas salas de aula que tomam a língua estritamente como um sistema e, muitas vezes, até como código. Mas as releituras de Saussure ainda são incipientes, prevalecendo a referência histórica nos trabalhos em LA em que é citado, os quais lembram ainda a influência negativa desse linguista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.orcid.putcode138444456-
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