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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Vinícius da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T17:30:36Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T17:30:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vinícius da Rocha. Revisionismo histórico e memória: as construções de Leandro Narloch sobre a Guerra do Paraguai. 2023. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38446 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the narrative constructions about the Paraguayan War (1864 – 1870) present in the book Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (2009), authored by the Brazilian journalist Leandro Narloch. Using the concept of historical revisionism, we will conduct our analysis seeking to highlight how, through the distortion of sources, omission of information and invalidation of essential debates for an honest consideration of the subject, the author performs a simplistic and reductionist reading of the South American conflict. We also aim to discuss the differences between History and Memory in order to reflect on the reasons that lead Narloch to dispute the memory of the event. Thus, it becomes essential to emphasize how the author's constructions aim to structure an argument that seeks to highlight a supposed “politically correct” indoctrination in Brazilian schools. Therefore, we also aim to carry out a discussion regarding the historical context of the publication of the first edition of the book, which occurs at a time of educational transformations in the country and the strengthening of reactionary movements based on an educational restructuring such as Escola sem Partido. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Guerra do Paraguai | pt_BR |
dc.subject | Revisionismo histórico | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Leandro Narloch | pt_BR |
dc.title | Revisionismo histórico e memória: as construções de Leandro Narloch sobre a Guerra do Paraguai | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Avelar, Alexandre de Sá | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2925117683866589 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Deivy Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9694284160496941 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Gustavo de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7620627276337028 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4D380A7CDB2B50C3064D4DC8706BE21B# | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar as construções narrativas sobre a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) presentes no livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil1 (2009), de autoria do jornalista brasileiro Leandro Narloch. Utilizando o conceito de revisionismo histórico, conduziremos nossa análise buscando ressaltar como, através da distorção de fontes, omissão de informações e invalidação de debates essenciais para uma consideração honesta sobre o tema, o autor realiza uma leitura simplória e reducionista sobre o conflito sul-americano. Também temos por objetivo discutir sobre as diferenças entre História e Memória visando a reflexão sobre os motivos que levam Narloch a disputar a memória do evento. Assim, se torna essencial ressaltarmos como as construções do autor visam estruturar um argumento que busca evidenciar uma suposta doutrinação “politicamente correta” nas escolas brasileiras. Portanto, também objetivamos a realização de uma discussão referente ao contexto histórico da publicação da primeira edição do livro, que ocorre em um momento de transformações educacionais no país e de fortalecimento de movimentos reacionários pautados em uma reestruturação educacional tais como o Escola sem Partido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138229968 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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