Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado Junior, Elvio Borges-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:55:52Z-
dc.date.available2023-07-04T14:55:52Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationMACHADO JUNIOR, Elvio Borges. Possibilidades para a formação docente e o ensino da Matemática: um estudo da literatura sobre o contexto inclusivo. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38373-
dc.description.abstractThis work presents a qualitative analysis of inclusive practices in Mathematics Education; using inspiration from textual analyses. The corpus consisted of 28 articles which, after data refinement, remained 23 study articles. In addition, ENEM annals on the importance of difference, inclusion and Mathematics Education were also used. The analysis of the journals considered shows that there is little research on inclusion in Mathematics classes. In addition, investigations are mainly focused on the learning of students with special educational needs and almost nothing has been published about teaching in these contexts, as was the case with the subjects on Dyscalculia and Visual Impairment and in the studies of the ENEM annals we saw deficiency in the subject High Skills / Giftedness. The results showed that the use of different pedagogical resources, especially concrete experiments, proved to be facilitators in the teaching and learning processes. It is concluded that Inclusive Mathematics Education in Brazil is a recent line of research, which requires a greater amount of investigation so that some knowledge about this field can be useful for improving the teaching and learning of Mathematics in inclusive classrooms. and teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise quantitativapt_BR
dc.subjectQuantitative analysispt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titlePossibilidades para a formação docente e o ensino da Matemática: um estudo da literatura sobre o contexto inclusivopt_BR
dc.title.alternativePossibilities for teacher training and the teaching of Mathematics: a study of the literature on the inclusive contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518016383206956pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise qualitativa das práticas inclusivas em Educação Matemática; valendo-se de inspirações das análises textuais. O corpus foi composto por 28 artigos as quais, após refinamento dos dados, utilizou-se apenas 23 artigos de estudo. Além disso, também foram utilizados anais do ENEM sobre a importância da diferença, inclusão e Educação Matemática. A análise dos periódicos considerados mostra que há pouca pesquisa sobre a inclusão nas aulas de Matemática. Além disso, as investigações centram-se principalmente na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais e quase nada foi publicado sobre o ensino nesses contextos como foram os casos dos temas sobre Discalculia e Deficiência Visual e nos estudos dos anais do ENEM vimos deficiência no tema Altas Habilidades/ Superdotação. Os resultados apontaram que o uso de diferentes recursos pedagógicos, especialmente as experimentações concretas, se mostraram como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a Educação Matemática inclusiva no Brasil é uma linha de pesquisa recente, a qual requer uma quantidade maior de investigação para que algum conhecimento sobre este campo possa ser útil para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática em salas de aula inclusivas e formação dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PossibilidadesParaFormação.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso330.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons