Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOrlando, Milla Baroni-
dc.date.accessioned2023-07-03T17:26:47Z-
dc.date.available2023-07-03T17:26:47Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationORLANDO, Milla Baroni. A Cena do Hip Hop em Uberlândia: como arte urbana influencia na investigação de si mesmo. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38318-
dc.description.abstractThis article aims to discuss a pedagogical project developed with public school students in the city of Uberlandia, Brazil, from 2021 to 2022, as part of the Interdisciplinary Project (PROITER) II and III offered by the Federal University of Uberlandia (UFU) in the Undergraduate Program in History. The research was conducted through investigations, bibliographic studies, and other media, with central theoretical references being professors and activists Marc Lamont Hill and Bell Hooks, as well as philosopher Walter Benjamin. Based on these foundations, an educational project committed to rewriting history against the grain was undertaken, aiming to promote an emancipatory and liberating education focused on critically analyzing the socio-cultural construction of marginalization of urban cultures associated with marginalized groups due to their ethnic-racial and/or socio-economic conditions. The project's intention was to foster self-inquiry, enriched by discussions on urban art, particularly graffiti. The methodology involved developing narratives by the students themselves about their perceptions of the theme, as well as raising awareness about public art in urban spaces of Uberlandia. Additionally, efforts were concentrated on collectively perceiving sensitivities related to the identity and resistance of urban artists, as well as constructing the notion of the historical subject. The project aimed to align with the National Common Curricular Base (BNCC) for Basic Education in Brazil and comply with the provisions of Law No. 10.639/2003 (Brazil), which, following intense pressure and resistance from ethical-cultural groups whose rights had been systematically curtailed throughout Brazil's history, established the obligation to teach African and Afro-Brazilian history and culture. This created an opportunity to address relevant topics neglected by society, such as prejudice and racial discrimination.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPROINTERpt_BR
dc.subjectMovimento Hip hoppt_BR
dc.titleA cena do hip hop em Uberlândia: como a arte urbana influencia na investigação de si mesmopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Anderson Aparecido Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6101727325810793pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como proposta discorrer sobre o projeto pedagógico desenvolvido com estudantes de escolas públicas na cidade de Uberlândia-MG, nos anos de 2021 e 2022, durante a disciplina de Projeto Interdisciplinar (PROITER) II e III ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de História. A investigação foi realizada por meio de estudos bibliográficos e análise crítico reflexiva das etapas de desenvolvimento do projeto, recorrendo às produções dos estudantes e às avaliações do mesmo, feitas durante e após sua realização junto à escola. As referências teóricas centrais do projeto e da reflexão crítica sobre ele são os professores e ativistas Marc Lamont Hill e Bell Hooks, e o filósofo Walter Benjamin, a partir dos quais procuro investir em uma produção de conhecimentos histórico-educacionais comprometida com a narrativa da história a contrapelo e com vistas a uma educação emancipadora, libertadora, voltada à análise crítica da construção sociocultural da marginalização de culturas urbanas ligadas a coletivos inferiorizados por sua condição étnico-racial e/ou econômico-social. O intuito do projeto foi promover o despertar de uma investigação de si mesmo, potencializada pelo debate acerca da arte urbana, em especial o grafite e o pixo. O percurso metodológico recorreu ao desenvolvimento de narrativas elaboradas pelos próprios alunos sobre suas percepções a respeito do tema e à sensibilização do olhar para Artes públicas em espaços urbanos da cidade de Uberlândia. Ademais, os esforços se concentraram na percepção coletiva de sensibilidades referentes à identidade e resistência dos artistas urbanos e na construção da noção de sujeito histórico. O projeto buscou dialogar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Básica e corresponder às prerrogativas da lei n. 10.639/2003, que, após intensa pressão e resistência de coletivos ético-culturais que tiveram seus direitos sistematicamente cerceados ao longo da história do Brasil, instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Africana e Afro-Brasileira, abrindo espaço para que fossem tematizadas pautas relevantes e negligenciadas pela sociedade, como preconceito e discriminação racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode138022033-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CenaHipHop.pdf497.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons