Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Marcos Paulo Meira Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-07-03T14:13:15Z-
dc.date.available2023-07-03T14:13:15Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcos Paulo Meira. Revista psicologia da educação: Um estudo bibliométrico. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38303-
dc.description.abstractOver the last few decades, the growth and strengthening of scientific journals in Brazil are visible, highlighting the consolidation of the policy to encourage postgraduate programs, which act in the training of masters and doctors, and which consolidate academic activities in universities and the advancement of technology. In this scenario, there were changes in the logistics of scientific production in all areas of knowledge, including the dissemination of discussions and research results, with the emergence of electronic scientific journals. This study aims to obtain bibliometric metrics based on the analysis of scientific production in the area of School and Educational Psychology in the Revista Psicologia da Educação (PUC-SP). In dialogue with the assumptions of bibliometrics, in the process of gathering information, a search was carried out for all articles published electronically in the Journal from 2017 to 2021, observing the title, keywords, body of the text and references. After performing a partial reading of the articles, the following information was analyzed quantitatively and qualitatively: Qualis evaluation and the journal's editorial board; quantity of articles and institutional links of the authors and themes of the articles published in the Journal. Data analysis demonstrated the qualified presence of national and international members of the journal's editorial board, and a production in the Journal that encompassed 91 articles. The articles were related to 14 themes, with emphasis on “Social and Cultural Contexts in School Daily Life”, “Special and Inclusive Education”, and “Teaching Profession and Teacher Training”. Most of the articles are by authors from Brazilian public HEIs. The importance of the Journal in the area and the relevance of expanding publications and encouraging the journal's internationalization are highlighted. In our view, the development of similar studies in other periods and journals sounds fruitful, in order to identify the indexes of existing publications in the area, guiding the scientific development in the Psychology and Education interface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPeriódicopt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectSpecialized periodicalpt_BR
dc.subjectRevista Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Psychology Magazinept_BR
dc.subjectSchool and Educational Psychologypt_BR
dc.titleRevista psicologia da educação: Um estudo bibliométricopt_BR
dc.title.alternativeJournal Psychology of Education: A bibliometric studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Bruna Caixeta Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200012041160358pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908860046500510pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas são visíveis o crescimento e o fortalecimento dos periódicos científicos no Brasil, destacando a consolidação da política de incentivo aos programas de pós-graduação, que atuam na formação de mestres e doutores, e que consolidam atividades acadêmicas nas universidades e o avanço da tecnologia. Nesse cenário, houve modificações na logística da produção científica em todas as áreas de conhecimento, inclusive na divulgação das discussões e resultados de pesquisas, ocorrendo a eclosão dos periódicos científicos eletrônicos. O presente estudo tem como objetivo obter métricas bibliométricas a partir da análise da produção científica na área de Psicologia Escolar e Educacional na Revista Psicologia da Educação (PUC-SP). Em diálogo com os pressupostos da bibliometria, no processo de levantamento das informações, foi realizada a busca de todos os artigos publicados de forma eletrônica na Revista no período de 2017 até 2021, observando o título, palavras-chave, corpo do texto e referências. A partir da realização de leitura parcial dos artigos, as seguintes informações foram analisadas quanti-qualitativamente: avaliação Qualis e corpo editorial da Revista; quantitativo de artigos e vinculações institucionais dos/as autores/as e temáticas dos artigos publicados na Revista. A análise dos dados demonstrou a presença qualificada de membros nacionais e internacionais do corpo editorial do periódico, e uma produção na Revista que englobou 91 artigos. Os artigos se relacionavam com 14 temáticas, com destaque para “Contextos Sociais e Culturais no Cotidiano Escolar”, “Educação Especial e Inclusiva”, e “Profissão Docente e Formação de Professores”. A maioria dos artigos é de autores/as oriundos/as de IES públicas brasileiras. Destaca-se a importância da Revista na área e a relevância da ampliação das publicações e do incentivo para a internacionalização do periódico. A nosso ver, soa como frutífero o desenvolvimento de estudos semelhantes em outros períodos e periódicos, para identificarmos os índices de publicações existentes na área, norteando o desenvolvimento científico na interface Psicologia e Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsSolicito o acesso embargado em razão de publicação do trabalho posteriormente em periódico científico.pt_BR
dc.description.embargo2025-06-20-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevistaPsicologiaEducação.pdf
  Until 2025-06-20
TCC707.98 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.