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dc.creatorCaixeta, Paulo Vitor Caetano-
dc.date.accessioned2023-06-29T18:42:57Z-
dc.date.available2023-06-29T18:42:57Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationCAIXETA, Paulo Vitor Caetano. Perspectivas para o estudo das Rebeliões Indígenas na América Latina: Tupac Amaru II– Entre novas categorias de análise e um Relato de Experiência. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38252-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTupac Amaru IIpt_BR
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titlePerspectivas para o estudo das Rebeliões Indígenas na América Latina: Tupac Amaru II – Entre novas categorias de análise e um Relato de Experiênciapt_BR
dc.title.alternativePerspectives for the study of Indigenous Rebellions in Latin America: Tupac Amaru II – Between new categories of analysis and an Experience Reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Patricia Emanuelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276222937363862pt_BR
dc.contributor.referee1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330693195558946pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPor meio de uma abordagem decolonial e da História cultural, esse trabalho visa analisar a revolta de Tupac Amaru II a partir de outras questões que não sejam apenas econômicas, dando foco ao imaginário dos povos andinos e suas culturas, de modo que, os conceitos milenarismos e etnogenese serão utilizados para compreender tais fenômenos. Proponho também, pensar os povos indígenas como sujeitos históricos de seu tempo, que tiveram grande influência nas Américas. As trocas culturais realizadas entre os europeus e indígenas é outro ponto da analise presente no texto. Para além da parte teórica, viso contribuir com o ensino de História Indígena, por isso, exponho no texto um relato de experiência do estágio supervisionado IV do curso de História da UFU, momento em que trabalhei com os (as) alunos (as) do 7º ano do ESEBA a Revolta de Tupac Amaru II e preconceitos (problemática que está presente na sociedade brasileira) contra os povos indígenas. Além disso, após a parte expositiva da aula, realizei com os (as) discentes uma atividade lúdica, sendo ela um jogo de memória, que possuía duas categorias de cartas divididas em personagens da revolta de Tupac Amaru II e preconceitos contra os povos indígenas. A respeito do método, foi realizada uma discussão bibliográfica de autores decoloniais que pesquisam a temática. Com tudo isso, foi possível inferir, por meio dessa pesquisa, que a figura de Tupac Amaru II é um exemplo do impacto dos povos indígenas na sociedade colonial bem como as reivindicações culturais da revolta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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