Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Rafaela-
dc.date.accessioned2023-06-29T17:50:18Z-
dc.date.available2023-06-29T17:50:18Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafaela. Atividades circenses e potencialidades para o desenvolvimento humano. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.322.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38243-
dc.description.abstractThis research work is based on a theoretical-practical study on Circus Art and Psychology with the aim of identifying potentialities of circus activities for human development. Initially, the influences that led the researcher, who is a circus artist and psychologist, to investigate the potential of the circus and reflect on how this artistic manifestation can be transformative for human beings and an important tool in their constitution were exposed. An integrative literature review was carried out, understanding what is produced in the field of circus arts and psychology related to psychosocial aspects and human development in circus contexts. Next, a qualitative field research was carried out in a Social Circus in the city of Uberlândia/MG (Brazil), which develops circus activities for children and young people. This study discusses transformation processes of the apprentices of this Social Circus, and emphasizes the cognitive, affective and social domain of circus art, beyond a technical or acrobatic activity. The results indicate that circus activities cover several dimensions of the individual, both physical and psychological, being a powerful tool in the constitution of these subjects and in their development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectArte circensept_BR
dc.subjectCircus artpt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectCircuspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.titleAtividades circenses e potencialidades para o desenvolvimento humanopt_BR
dc.title.alternativeCircus activities and potential for human developmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023990232502452pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Daniele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Ana Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304386649611196pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4622945209811450pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa pauta-se em um estudo teórico-prático sobre artes circense e psicologia com o objetivo de identificar potencialidades das atividades circenses para o desenvolvimento humano. De início, foram expostas as influências que levaram a pesquisadora, que é artista circense e psicóloga, a investigar as potencialidades do circo e refletir como esta manifestação artística pode ser transformadora para os seres humanos e uma ferramenta importante em sua constituição. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, compreendendo o que há de produção no âmbito das artes circenses e psicologia relacionado à aspectos psicossociais e desenvolvimento humano em contextos circenses. A seguir, foi desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa em um Circo Social da cidade de Uberlândia/MG (Brasil), que desenvolve atividades circenses para crianças e jovens. Este estudo discute processos de transformação dos aprendizes deste Circo Social, e salienta o domínio cognitivo, afetivo e social da arte circense, para além de uma atividade técnica ou acrobática. Os resultados apontam que as atividades circenses abrangem várias dimensões do indivíduo, tanto físicas quanto psicológicas, sendo uma potente ferramenta na constituição destes sujeitos e no seu desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.322pt_BR
dc.orcid.putcode137811832-
dc.crossref.doibatchid4adc1ba2-9956-4bd7-b4e2-6d41759521da-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoArtistas circenses - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoCircos - Artistas - Psicologia - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoPsicologia da aprendizagem - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoArtes cênicas e crianças - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoArte para jovens - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoPsicologia e arte - Uberlândia (MG)-
dc.description.embargo2025-06-20-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtividadesCircensesePotencialidades.pdf
  Until 2025-06-20
Dissertação2.22 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.