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dc.creatorRosa, Ana Carolina Vieira-
dc.date.accessioned2023-06-29T14:19:40Z-
dc.date.available2023-06-29T14:19:40Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationRosa, Ana Carolina Vieira. Plano de habilitação cognitiva infantil após exame neuropsicológico: Relato de avaliação. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38232-
dc.description.abstractThe neuropsychological assessment of school complaints includes identification and mapping of cognitive, behavioral and contextual factors that require psychological, pedagogical and social approaches that enable the integral development and quality of life of the child. The objective of the study was to describe how the neuropsychological assessment guides the intervention plan through a case report of child care. The 10-year-old boy was referred for clarification of school complaints and behavioral problems. The evaluation covered interviews, behavioral observation, games, document analysis and psychological tests. The results showed intellectual capacity as expected, however, without functional independence and abstraction and conceptualization difficulties. Low coding capacity in memory (visual and verbal) was identified; attentional problems only when there was a demand for visual screening. In executive functions it needs contextual cues for inhibitory control. In language there are problems regarding phonological awareness. In the behavioral aspects, shyness and family conflicts were identified. The intervention was planned to take place in 11 sessions of child care, family, school and community guidance. The following domains were contemplated in the procedures: psychoeducation on the evaluated profile; self-esteem and school performance; executive functions: planning, summarizing, categorization, self-regulation; intelligence: abstract reasoning, learning concepts; visual processing (attention and perception). From this work, it was possible to identify how cognitive functions are related to each other and to language, in addition to expecting that, if a child cognitive habilitation plan was made, it would be better guided based on the results of the neuropsychological assessment.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAvaliação neuropsicológicapt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectPlano de intervençãopt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmentpt_BR
dc.subjectExecutive functionspt_BR
dc.subjectSchool complaintspt_BR
dc.subjectInterventionplanpt_BR
dc.titlePlano de habilitação cognitiva infantil após exame neuropsicológico: Relato de avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeChildren's cognitive habilitation plan after neuropsychological examination: Evaluation reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Cláudia Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8187446242009595pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Renata Ferrarez Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037527744167800pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642499324172340pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA avaliação neuropsicológica de queixas escolares abrange identificação e mapeamento de fatores cognitivos, comportamentais e contextuais que demandem abordagens psicológicas, pedagógicas e sociais que viabilizem o desenvolvimento integral e qualidade de vida da criança. O objetivo do estudo foi relatar a avaliação neuropsicológica de uma criança e descrever como este exame norteou o plano de habilitação cognitiva personalizado. O menino de 10 anos foi encaminhado para esclarecimento de queixas escolares e problemas comportamentais. A avaliação abrangeu entrevistas, observação comportamental, jogos, análise documental e testes psicológicos. Os resultados da avaliação mostraram capacidade intelectual dentro do esperado, porém, sem independência funcional e dificuldades de abstração e conceituação. Identificada baixa capacidade de codificação na memória (visual e verbal); problemas atencionais apenas quando havia demanda por rastreio visual. Nas funções executivas necessita de pistas contextuais para controle inibitório. Na linguagem há problemas quanto à consciência fonológica. Nos aspectos comportamentais foram identificados timidez e conflitos familiares. A intervenção foi planejada para ocorrer em 11 sessões de atendimento à criança, orientação familiar, escolar e comunitária. Os seguintes domínios foram contemplados nos procedimentos: psicoeducação sobre o perfil avaliado; autoestima e desempenho escolar; funções executivas: planejamento, sumarização, categorização, autorregulação; inteligência: raciocínio abstrato, aprendizagem de conceitos; processamento visual (atenção e percepção). A partir deste trabalho, foi possível identificar como as funções cognitivas são relacionadas entre si e com a linguagem, além de se esperar que, caso feito um plano de habilitação cognitiva infantil, este seria melhor orientado a partir dos resultados da avaliação neuropsicológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsPossibilidade de publicação em revista.pt_BR
dc.orcid.putcode137811879-
dc.description.embargo2025-06-19-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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