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dc.creatorDomingos, Caio Fernando-
dc.date.accessioned2023-06-28T18:58:56Z-
dc.date.available2023-06-28T18:58:56Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Caio Fernando. Gestão de pessoas: estudo de caso em uma empresa de tecnologia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38227-
dc.description.abstractThe division of human resources (HR) constitutes one of the main management tools in organizations, aiming to guide, engage, and develop employees to achieve the objectives and goals established by the company. In this regard, the strategic perspective of HR relates organizational strategies to human resources management practices through the involvement of individuals in processes and competence development, in order to generate competitive advantages for the organization. In line with the aforementioned, organizations can adopt good human resources management practices to enhance their performance, leverage talents, create value, and promote healthy growth. Based on this, a qualitative and descriptive research was conducted through a case study in a technology company located in Uberlândia - MG. Therefore, the objective is to examine the practices that constitute the organization's human resources management model, with the purpose of analyzing how the actual practices align or deviate from the expected role of the HR division in achieving organizational objectives. The results show that Alfa has good practices in human resources regarding the prioritization of feedback, consideration of employee skills in compensation, provision of corporate education benefits, promotion of engagement through events, and effective use of monitoring systems. Although the company is already promoting diversity and inclusion, there is still room to develop this specific area. Additionally, it is important for the company to implement improvements such as enhancing internal recruitment, establishing clearer criteria for career advancement, and implementing policies focused on improving the quality of life in the workplace.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectHuman resourcespt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectStrategic human resourcespt_BR
dc.subjectBoas práticas de gestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGood practicespt_BR
dc.titleGestão de pessoas: estudo de caso em uma empresa de tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeHuman resources management: case study in a technology companypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Janduhy Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433124335569435pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287221667041691pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA função de gestão de pessoas (GP) constitui-se como uma das principais ferramentas de gestão das organizações, que busca orientar, engajar e desenvolver os colaboradores para alcançar os objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Nesse sentido, a perspectiva estratégica de GP relaciona as estratégias organizacionais às práticas de gestão de pessoas por meio do envolvimento dos indivíduos nos processos e desenvolvimento de competências, a fim de gerar vantagens competitivas para a organização. Em consonância com o exposto, as organizações podem adotar boas práticas de gestão de pessoas para aumentar sua performance, potencializar talentos, gerar valor e promover o crescimento saudável. Assim, objetiva-se a examinar as práticas que compõem o modelo de gestão de pessoas da organização, com a finalidade de analisar de que forma o que é praticado aproxima-se ou distancia-se do que é esperado da função da GP à consecução dos objetivos organizacionais. A partir disso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo por meio de um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, localizada em Uberlândia - MG. Os resultados mostram que a Alfa possui boas práticas de gestão de pessoas no que diz respeito à priorização do feedback, consideração das competências dos funcionários na remuneração, oferecimento de benefícios de educação corporativa, promoção do engajamento por meio de eventos e utilização de sistemas de monitoramento eficazes. Embora a empresa já esteja promovendo a diversidade e inclusão, ainda há margem para desenvolver essa área específica. Além disso, é importante que a empresa implemente melhorias, como aprimorar o recrutamento interno, estabelecer critérios mais claros para o avanço na carreira e implementar políticas voltadas para uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.orcid.putcode137739097-
Appears in Collections:TCC - Administração

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