Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEssia, Maria Júlia-
dc.date.accessioned2023-06-27T18:11:57Z-
dc.date.available2023-06-27T18:11:57Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationESSIA, Maria Júlia. Estudo da utilização de processo contínuo em coluna de leito fixo para adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38192-
dc.description.abstractIn a brief history of oil consumption and, more specifically, the consumption of diesel oil, one can observe a growing trend due to urbanization and transport demand. While facilitating the logistical issue, this increase in consumption is linked to environmental fuel and damage to the population's health due to the release of pollutants. With a view to solving this problem, new – and more rigorous – legislation standards were created and, to follow the requirements, contaminant removal processes are employed. As sulfur (S) and nitrogen compounds are the main ones, desulphurization, and denitrogenation of diesel fuel are areas for improvement. The main process is hydrotreatment, which involves the hydrogenation of the aromatic rings, through their intervention in the contaminants present in the petroleum fractions. There are factors that resulted in the efficiency of this process such as temperature, pressure, technology, and catalyst used. Other finishing processes (complementary to hydrotreatment to reach the required content) are used, with adsorption in fixed bed columns being the main focus of this work. In this physical process of separation, adsorbents are employed that adhere to a surface or interface, retaining another material, called adsorbate, in its vicinity. In order to predict the adsorption behavior, adsorption models are used. Research shows that this is an efficient process and that the choice of adsorbents is an important factor when analyzing the viability of the process, due to the need to pay attention to the characteristics of the hydrocarbon to be treated, the operating temperature, and pressure, the desired process efficiency, in addition to the cost and availability of selective adsorbents. In this line, there are opportunities for the use of new adsorbent materials for nitrogen and sulfur removal in fixed bed adsorption columns, such as transition metals of specific periods, such as period 4, studied in a recent work presented in 2022, which proved that their use is efficient.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdsorçãopt_BR
dc.subjectDessulfurizaçãopt_BR
dc.subjectDesnitrogenaçãopt_BR
dc.subjectÓleo Dieselpt_BR
dc.subjectAdsorptionpt_BR
dc.subjectDesulfurizationpt_BR
dc.subjectDenitrogenationpt_BR
dc.subjectDiesel oilpt_BR
dc.titleEstudo da utilização de processo contínuo em coluna de leito fixo para adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível dieselpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the use of a continuous process in a fixed bed column for the adsorption of sulfur and nitrogen compounds present in diesel fuelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thamayne Valadares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217534758331184pt_BR
dc.contributor.referee1Franco Júnior, Moilton Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2547992760033797pt_BR
dc.contributor.referee2Pacheco, Bruna Jeanne Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2593520268796891pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um breve histórico sobre o consumo de petróleo e, mais especificamente, o consumo de óleo diesel, pode-se observar uma tendência de crescimento devido à urbanização e demanda de transportes. Ao passo que facilita a questão de logística, esse aumento de consumo está atrelado à poluição ambiental e prejuízos na saúde da população pela liberação de poluentes. Tendo em vista a solução deste problema, novas – e mais rigorosas – normas de legislação foram criadas e, para acompanhar as exigências, processos de remoção de contaminantes são empregados. Sendo os compostos de enxofre (S) e nitrogênio (N) os principais, a dessulfurização e a desnitrogenação do combustível diesel são focos de melhorias. O principal processo é o hidrotratamento, que envolve a hidrogenação dos anéis aromáticos, pela intervenção deste nos contaminantes presentes nas frações de petróleo. Existem fatores que afetam a eficiência deste processo como temperatura, pressão, tecnologia e catalisador utilizado. Outros processos de acabamento (complementares ao hidrotratamento para alcançar o teor exigido) são utilizados, sendo a adsorção em colunas de leito fixo o foco principal deste trabalho. Neste processo fisico de separação, são empregados adsorventes que se aderem a uma superfície ou interface, retendo outro material, chamado adsorvato, nas suas proximidades. A fim de prever o comportamento da adsorção, são utilizados os modelos de adsorção. Estudos mostram que este é um processo eficiente e que a escolha dos adsorventes é um fator importante quando analisado a viabilidade do processo, devido à necessidade de se atentar às características do hidrocarboneto a ser tratado, a temperatura e a pressão operacionais, eficiência do processo desejada, além do custo e a disponibilidade dos adsorventes seletivos. Nesta linha, existem oportunidades de emprego de novos materiais adsorventes para remoção de nitrogênio e enxofre em colunas de adsorção em leito fixo, como metais de transição de períodos especificos, como o período 4, estudado em um trabalho recente apresentado no artigo “Adsorptive desulfurization using period 4 transition metals oxide: A study of Lewis acid strength derived from the adsorbent ionic-covalent parameter”, que provou que a utilização destes é eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Químicapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.orcid.putcode137670915-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoUtilizaçãoProcesso.pdfTCC870.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.