Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lucas Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-06-26T16:58:05Z-
dc.date.available2023-06-26T16:58:05Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Ferreira da. Auto da Compadecida: transposição da ironia e do riso para o espaço audiovisual em comparação com a obra escrita de Ariano Suassuna. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.126.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38159-
dc.description.abstractThe present work brought fundamental analyzes and theories about comic dramaturgy, film adaptation and humorous elements such as: irony and laughter. These elements were the main concepts of studies to analyze the written work Auto da Compadecida (1955), our object of study. Therefore, it was possible to make a comparison of the transposition of humor in the Guel Arraes’ 2000’s film adaptation. It's worth mentioning that Ariano Suassuna had a rich library that provided him with a literary repertoire and also a notion of theater beyond his experience, since the construction of dramaturgy of the writer showed us that he was also a dedicated researcher and scholar, above all, of humor and dramatic art. The playwright was inspired by leaflets from Cordel Literature and literary fiction to build Auto da Compadecida, this implied a movement of searches for the writer's sources of inspiration to understand and expose in the dissertation the singular creation, which we call Suassunian dramaturgy. The theoretical backgrounds that formed this research helped to understand what was understood as comic and the transposition of humor both in the dramaturgy and in the film adaptation O Auto da Compadecida by Guel Arraes. This dissertation, will open paths and arouse interest in several scholars for the production of other works that in the future will continue a reflection and analysis on art, comics, the multiple facets of humor and Brazilian culture with an emphasis on Northeastern culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectAuto da Compadecidapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.titleAuto da Compadecida: transposição da ironia e do riso para o espaço audiovisual em comparação com a obra escrita de Ariano Suassunapt_BR
dc.title.alternativeAuto da Compadecida: transposition of irony and laughter to the audiovisual space in comparison with the written work of Ariano Suassunapt_BR
dc.title.alternativeAuto da Compadecida: transposición de la ironía y la risa al espacio audiovisual en comparación con la obra escrita de Ariano Suassunapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz, Tiago Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785674972617689pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570476812564920pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz análises e teorias fundamentais sobre dramaturgia cômica, adaptação fílmica e elementos humorísticos como: ironia e riso. Estes elementos foram os principais conceitos de estudos para analisar a obra escrita Auto da Compadecida (1955), nosso objeto de estudo. Logo, foi possível fazer uma comparação da transposição do humor na adaptação cinematográfica de 2000, feita por Guel Arraes. Vale ressaltar que Ariano Suassuna teve uma biblioteca rica que proporcionou a ele um repertório literário e uma noção do teatro para além da sua experiência, pois a construção de dramaturgia do escritor nos mostrou que ele também era um dedicado pesquisador e estudioso, sobretudo, do humor e da arte dramática. O dramaturgo teve como inspiração folhetos da Literatura de Cordel e ficção literária para construir Auto da Compadecida, isso implicou um movimento de buscas pelas fontes de inspiração do escritor para entender e expor na dissertação a criação singular, que chamamos de dramaturgia suassuniana. As bagagens teóricas que costuraram esta pesquisa ajudaram na compreensão do que foi entendido como cômico e da transposição do humor tanto na dramaturgia quanto da adaptação fílmica O Auto da Compadecida de Guel Arraes. Esta dissertação, então, abrirá caminhos e despertará interesse em diversos estudiosos para produção de outros trabalhos que futuramente continuarão uma reflexão e análise sobre a arte, o cômico, as múltiplas facetas do humor e a cultura brasileira com ênfase na cultura nordestina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.126pt_BR
dc.orcid.putcode137604018-
dc.crossref.doibatchid4adc1ba2-9956-4bd7-b4e2-6d41759521da-
dc.subject.autorizadoLiteratura-
dc.subject.autorizadoSuassuna, Ariano, 1927-2014 - Crítica e interpretação-
dc.subject.autorizadoO Auto da Compadecida (Minissérie)-
dc.subject.autorizadoDramaturgias - Comédias-
dc.subject.autorizadoDramaturgos brasileiros-
dc.subject.autorizadoLiteratura brasileira em cena-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutodaCompadecida.pdf3.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons