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dc.creatorGoncalves, Lucas Lorhander Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-06-26T13:13:23Z-
dc.date.available2023-06-26T13:13:23Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lucas Lorhander Rodrigues. O impacto do preço do diesel no transporte externo e no custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupé. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38154-
dc.description.abstractCoffee production in Brazil has great economic importance in the current scenario, making the country the largest producer of the grain globally, where a third of such production takes place on national soil. Among the factors that encompass coffee production, there is transport, responsible for taking production from the field and taking it to industries, export ports and also to the final consumer. In linear thinking, to calculate coffee transport modes, it is necessary to take into account the price of fuel, mostly Diesel and Diesel S10, which are variable costs that directly impact the pricing of the service provided. That said, the present study aimed to discover the impact of the diesel price on the cost of external transport in relation to the total cost of coffee in Brazil. The work presents itself as being descriptive, with a qualitative approach, collecting data referring to coffee through Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – and data related to Diesel and Diesel S10 by ANP – National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels – in the from 2013 to 2020 for the cities of Patrocínio and Guaxupé. The results found show at first instance that the variables Diesel and Diesel S10 have a small variation in values for the analyzed years. The analysis also shows that external transport has a strong relationship with both fuels on the agenda, with the variable external transport and total costs presenting a significance level of 0.010 between them.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCafépt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectCoffeept_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.titleO impacto do preço do diesel no transporte externo e no custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Sérgio Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037560978700106pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA produção de café no Brasil possui uma grande importância econômica no cenário atual. O país é o maior produtor do grão a nível global, onde um terço de tal produção acontece em solo nacional. Dentre os fatores que englobam a produção do café, há o transporte, responsável por tirar a produção do campo e levá-la para as indústrias, portos de exportação e também até o consumidor final. Em pensamento linear, para o cálculo dos modais de transporte do café, é necessário levar em conta o preço dos combustíveis, majoritariamente Diesel e Diesel S10, que são custos variáveis que impactam diretamente na precificação do serviço prestado. Assim, o presente estudo teve como objetivo descobrir o impacto do preço do diesel no custo transporte externo em relação ao custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupe. O trabalho apresenta-se como sendo descritivo, com uma abordagem qualitativa, coletando dados referentes ao café através da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – e dados relativos ao Diesel e Diesel S10 pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – nos anos de 2013 a 2020 para as cidades estudadas. Os resultados encontrados mostram em primeira estância que as variáveis Diesel e Diesel S10 possuem uma pequena variação de valores para os anos analisados. A análise também mostra que o transporte externo apresenta uma forte relação com ambos os combustíveis em pauta, sendo que a variável transporte externa e custos totais apresentaram um nível de significância de 0,010 entre si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode137602406-
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