Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Goncalves, Lucas Lorhander Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T13:13:23Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T13:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Lucas Lorhander Rodrigues. O impacto do preço do diesel no transporte externo e no custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupé. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38154 | - |
dc.description.abstract | Coffee production in Brazil has great economic importance in the current scenario, making the country the largest producer of the grain globally, where a third of such production takes place on national soil. Among the factors that encompass coffee production, there is transport, responsible for taking production from the field and taking it to industries, export ports and also to the final consumer. In linear thinking, to calculate coffee transport modes, it is necessary to take into account the price of fuel, mostly Diesel and Diesel S10, which are variable costs that directly impact the pricing of the service provided. That said, the present study aimed to discover the impact of the diesel price on the cost of external transport in relation to the total cost of coffee in Brazil. The work presents itself as being descriptive, with a qualitative approach, collecting data referring to coffee through Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – and data related to Diesel and Diesel S10 by ANP – National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels – in the from 2013 to 2020 for the cities of Patrocínio and Guaxupé. The results found show at first instance that the variables Diesel and Diesel S10 have a small variation in values for the analyzed years. The analysis also shows that external transport has a strong relationship with both fuels on the agenda, with the variable external transport and total costs presenting a significance level of 0.010 between them. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Café | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Coffee | pt_BR |
dc.subject | Transport | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.title | O impacto do preço do diesel no transporte externo e no custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupé | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Sérgio Lemos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9037560978700106 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção de café no Brasil possui uma grande importância econômica no cenário atual. O país é o maior produtor do grão a nível global, onde um terço de tal produção acontece em solo nacional. Dentre os fatores que englobam a produção do café, há o transporte, responsável por tirar a produção do campo e levá-la para as indústrias, portos de exportação e também até o consumidor final. Em pensamento linear, para o cálculo dos modais de transporte do café, é necessário levar em conta o preço dos combustíveis, majoritariamente Diesel e Diesel S10, que são custos variáveis que impactam diretamente na precificação do serviço prestado. Assim, o presente estudo teve como objetivo descobrir o impacto do preço do diesel no custo transporte externo em relação ao custo total do café nos municípios mineiros de Patrocínio e Guaxupe. O trabalho apresenta-se como sendo descritivo, com uma abordagem qualitativa, coletando dados referentes ao café através da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – e dados relativos ao Diesel e Diesel S10 pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – nos anos de 2013 a 2020 para as cidades estudadas. Os resultados encontrados mostram em primeira estância que as variáveis Diesel e Diesel S10 possuem uma pequena variação de valores para os anos analisados. A análise também mostra que o transporte externo apresenta uma forte relação com ambos os combustíveis em pauta, sendo que a variável transporte externa e custos totais apresentaram um nível de significância de 0,010 entre si. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137602406 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImpactoPreçoDiesel.pdf | TCC | 379.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License