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dc.creatorSilva, Marlon Henrique-
dc.date.accessioned2023-06-23T18:36:35Z-
dc.date.available2023-06-23T18:36:35Z-
dc.date.issued2023-06-08-
dc.identifier.citationSILVA, Marlon Henrique. Processo de tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos em empresas varejistas: Uma análise com base na abordagem do Interacionismo Simbólico. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38144-
dc.description.abstractRetail companies have been impacted by changes in customer consumption habits, inserted in a more competitive and demanding market, which also increases the challenge of understanding what are the priorities and what leads the consumer to make the purchase. In response to this challenge, these companies seek to rethink and modify their approach model, with the aim of understanding consumer behavior. In this context, the present work aims to analyze the decision-making process regarding the acquisition of home appliances in a retail company in the city of Uberaba, in the state of Minas Gerais, based on the approach of Symbolic Interactionism, which is about a sociological approach to human relations in which the influence, in social interaction, of the meanings of particular goods brought by the individual to the interaction is of paramount importance, as well as the meanings that he obtains from this interaction under his personal interpretation. It is a qualitative, descriptive research and adopted the questionnaire method for data collection. The results revealed that of the 150 customers who responded to the survey, 93 were women, representing 62%, the predominant age group is over 50 years old (44.6%) and with an income profile below 4,000 reais, which reinforces the target audience of this store as being a popular store that aims to serve the public of classes C, D and E. Regarding the reasons that led to the purchase, the need to replace a defective item or a more current/technological model were the two options with the highest response percentages, representing 31% and 28% respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInteracionismo simbólicopt_BR
dc.subjectSymbolic interactionismpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.titleProcesso de tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos em empresas varejistas: Uma análise com base na abordagem do Interacionismo Simbólicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jones, Graciela Dias Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915502007132569pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs empresas varejistas têm sido impactadas por mudanças nos hábitos de consumo de clientes, inseridas num mercado mais competitivo e exigente, o que aumenta também o desafio de entender quais as prioridades e o que leva o consumidor a efetuar a compra. Em resposta a este desafio, essas empresas buscam repensar e modificar seu modelo de abordagem, com o intuito de entender o comportamento do consumidor. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de tomada de decisão quanto à aquisição de eletrodomésticos em uma empresa varejista na cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, com base na abordagem do Interacionismo Simbólico, que trata-se de uma abordagem sociológica das relações humanas na qual considera de suma importância a influência, na interação social, dos significados dos bens particulares trazidos pelo indivíduo à interação, bem como os significados que ele obtém à partir dessa interação sob sua interpretação pessoal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e adotou o método de questionário para coleta de dados. Os resultados revelaram que dos 150 clientes que responderam à pesquisa 93 eram mulheres representando 62%, a faixa etária predominante é acima de 50 anos (44,6%) e com perfil de renda abaixo dos 4.000 reais, o que reforça o público alvo dessa loja como sendo uma loja popular que visa atender os públicos das classes C, D e E. Sobre os motivos que levaram a compra, a necessidade de substituição de um item por defeito ou por um modelo mais atual/tecnológico foram as duas opções com maiores percentuais de resposta, representando 31% e 28% respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode137452018-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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