Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Osvaldo Araújo de-
dc.date.accessioned2023-06-22T18:02:59Z-
dc.date.available2023-06-22T18:02:59Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationSOUSA, Osvaldo Araújo de. Quadrinhos para quadrinhos: Metalinguagem na realização de material didático para a criação de HQs nas aulas de arte do Ensino Fundamental II. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8061.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38125-
dc.description.abstractThis article discusses the importance of using comics in Elementary School Art classes II from a question: Is it possible to develop an approach that is, for students, expressive and relevant when working with comics? Starting from the relevance that comics represent as an artistic language and in the educational proposal, a research was carried out based on a qualitative phenomenological methodology, developing a didactic material aimed at Art classes in Elementary School II, with the intention of bringing a possible proposal to students. teachers and that it is positive for the students, adding knowledge to the content, with different applied practices. There is a description of a brief history of comics and their relationship with education, pointing out the use of comics in the classroom and the changes that have occurred over the years and some basic elements of a comic book are exposed, culminating in the proposal of didactic material aimed at practice in Art classes. The research began during the Covid-19 pandemic. Therefore, it was thought to bring a material that can be applied in both face-to-face and virtual environments. Some of the results obtained were through practical productions of the students, realizing the development of skills and the assimilation of content, as well as the interaction of the students with the proposal of becoming protagonists, with a feeling of representativeness, proving, therefore, the relevance of the research , showing that it is indeed possible to significantly develop an approach to comics with students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleQuadrinhos para quadrinhos: metalinguagem na realização de material didático para a criação de HQs nas aulas de arte do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeComics for comics: metalanguage in the creation of didactic material for the creation of comics in elementary school art classes IIpt_BR
dc.title.alternativeHistorietas para historietas: metalenguaje en la creación de material didáctico para la creación de historietas en las clases de arte de la escuela primaria IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Agreli, João Henrique Lodi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398441003974796pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Gustavo Cunha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3011641878605040pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aldo Luís Pedrosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2486934080514952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4268076565722862pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discorre sobre a importância do uso das histórias em quadrinhos nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II a partir de um questionamento: É possível desenvolver uma abordagem que seja, aos alunos, expressiva e relevante ao trabalhar histórias em quadrinhos? Partindo da relevância que os quadrinhos representam enquanto linguagem artística e na proposta educacional, foi feita uma pesquisa a partir de uma metodologia fenomenológica qualitativa desenvolvendo um material didático voltado para as aulas de Arte do Ensino Fundamental II, com a intenção de trazer uma proposta possível aos professores e que seja positiva aos alunos, agregando saberes ao conteúdo, com diferentes práticas aplicadas. Há uma descrição de um breve histórico dos quadrinhos e sua relação com a educação, apontando o uso das HQs na sala de aula e as mudanças ocorridas com o passar dos anos e alguns elementos básicos de uma história em quadrinhos são expostos, culminando na proposta do material didático voltado à prática nas aulas de Arte. A pesquisa teve início durante a pandemia de Covid-19. Sendo assim, pensou-se em trazer um material que possa ser aplicado nos ambientes presencial e virtual. Alguns dos resultados obtidos foram através de produções práticas dos alunos, percebendo o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conteúdo, bem como a interação dos alunos com a proposta de se tornarem protagonistas, com sentimento de representatividade, comprovando, portanto, a relevância da pesquisa, mostrando que é possível sim desenvolver de forma significativa uma abordagem de quadrinhos com os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8061pt_BR
dc.orcid.putcode137402804-
dc.crossref.doibatchid2a30a21f-dcf3-47da-9d11-fe08ca888c60-
dc.subject.autorizadoArtept_BR
dc.subject.autorizadoArte na educação-
dc.subject.autorizadoHistórias em quadrinhos na educação-
dc.subject.autorizadoArte - Estudo e ensino - Ensino fundamental-
dc.description.embargo2025-06-30-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuadrinhosMetalinguagemMaterial.pdf
  Until 2025-06-30
Dissertação9.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons