Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38100
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Anny Karolina de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T18:00:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T18:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Anny Karolina. Desafios do ensino remoto emergencial: Novas metodologias de ensino durante a pandemia de COVID-19 no curso de Ciências Contábeis. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38100 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the use of active methodologies in remote teaching from the perspective of accounting students at a Federal University in the interior of Minas Gerais. With the aim of responding to this educational remodeling, active methodologies were employed to continue the classes and develop a critical student able to work in the current market. Intending to identify active methodologies in remote teaching and the consequent learning of these individuals, a questionnaire with thirty-three questions was used, in which students from classes from different periods participated. The professors of that course used different digital platforms in synchronous and asynchronous activities, video classes, to help students through more expository classes, but they opted for more didactic classes aiming at more participation during classes. The results showed that the active methodologies provide the creation of contextualized learning environments, in which the student participates actively, interacting with the subject under study and building knowledge. In this way, the methodologies, when adapted to the reality of the students, become effective instruments for the aggregation of knowledge and effectiveness of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Plataformas Digitais | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desafios do ensino remoto emergencial: Novas metodologias de ensino durante a pandemia de COVID-19 no curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6986003080954938 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do trabalho é analisar o uso de metodologias ativas no ensino remoto na perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Com o escopo de responder a essa remodelação educacional, as metodologias ativas foram empregadas para dar continuidade às aulas e desenvolver um discente crítico e apto a trabalhar no mercado atual. Pretendendo identificar as metodologias ativas no ensino remoto e a consequente aprendizagem desses indivíduos, utilizou-se um questionário com 33 perguntas, do qual participaram discentes das turmas de diferentes períodos. Os professores do referido curso utilizaram diversas plataformas digitais nas atividades sincrônicas e assincrônas, principalmente as vide aulas, para auxiliar os estudantes por meio de aulas mais expositivas, porém estes optaram por aulas mais didáticas objetivando mais participação durante as aulas. Os resultados apontaram que as metodologias ativas proporcionam a criação de ambientes de aprendizagem contextualizados, nos quais o estudante participa ativamente, interagindo com o assunto em estudo e construindo o conhecimento. Deste modo, as metodologias, ao serem adequadas à realidade dos alunos, tornam-se instrumentos eficazes para a agregação do conhecimento e efetivação do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesafiosEnsinoRemoto.pdf | TCC | 478.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License