Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRanza, Pedro Villela-
dc.date.accessioned2023-06-21T17:48:58Z-
dc.date.available2023-06-21T17:48:58Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationRANZA, Pedro Villela. Mobilidade acadêmica estudantil: Como a literatura tem retratado a experiência e os resultados da mobilidade acadêmica no Brasil? 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38099-
dc.description.abstractEconomic, political, and cultural globalization has driven universities to seek connections with foreign universities and expand their opportunities for student exchange and international service provision. The aim of this study is to analyze Brazilian academic production on academic mobility, with a focus on student mobility, through a systematic literature review of the integrative review type using the Spell and Scielo databases. Therefore, mobility programs are a popular means of internationalizing Higher Education Institutions (HEIs) and are positively influenced by factors such as career prospects, personal fulfillment, language acquisition, scholarships, and cultural exchange. The Science Without Borders program is presented as an example of a national initiative to promote internationalization. The internationalization of HEIs brings competitive and social transformation benefits, such as academic development, the introduction of international content into the curriculum, and engagement in joint curriculum or program development. However, there are also challenges to be overcome, such as the need for financial resources, the establishment of international agreements, and the adaptation of teaching programs to local and international needs. Therefore, it is concluded that the internationalization of HEIs is a complex and important process for the academic and professional development of students, as well as for the reputation and competitiveness of universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectStudent Mobilitypt_BR
dc.subjectIntercâmbiopt_BR
dc.subjectAcademic Mobilitypt_BR
dc.subjectMobilidade estudantilpt_BR
dc.subjectExchangept_BR
dc.titleMobilidade acadêmica estudantil: Como a literatura tem retratado a experiência e os resultados da mobilidade acadêmica no Brasil?pt_BR
dc.title.alternativeStudent academic mobility: How the literature has portrayed the experience and results of academic mobility in Brazil?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Janduhy Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433124335569435pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ester Paula dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276043558261089pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA globalização econômica, política e cultural tem impulsionado as universidades a buscar conexões com universidades estrangeiras e ampliar suas oportunidades de intercâmbio estudantil e prestação de serviços internacionais. O objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmica brasileira sobre mobilidade acadêmica, com foco na mobilidade estudantil, por meio de uma revisão sistemática de literatura do tipo revisão integrativa utilizando as bases Spell e Scielo. Sendo assim, os programas de mobilidade são um meio popular de internacionalização das IES e são influenciados positivamente por fatores como perspectivas de carreira, realização pessoal, aquisição de idiomas, bolsas de estudo e intercâmbio cultural. O programa Ciência sem Fronteiras é apresentado como um exemplo de iniciativa nacional de promoção da internacionalização. A internacionalização das IES traz benefícios competitivos e de transformação social, como o desenvolvimento acadêmico, a introdução de conteúdo internacional no currículo e o engajamento em currículo conjunto ou desenvolvimento de programas. No entanto, há também desafios a serem superados, como a necessidade de recursos financeiros, o estabelecimento de acordos internacionais e a adaptação dos programas de ensino às necessidades locais e internacionais. Conclui-se, portanto, que a internacionalização das IES é um processo complexo e importante para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e para a reputação e competitividade das universidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode137346095-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MobilidadeAcadêmicaEstudantil.pdfTCC579.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.