Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38023
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Título: Eficácia da terapia com laser de baixa intensidade na redução da dor, edema e trismo após cirurgia ortognática: Uma revisão sistemática
Autor: Silva, Maria Luiza Fernandes
Primer orientador: Paranhos, Luiz Renato
Primer miembro de la banca: Araújo, Paula Caetano
Segundo miembro de la banca: Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes
Resumen: O método cirúrgico de escolha para tratar várias anormalidades faciais, como assimetrias esqueléticas e faciais é a cirurgia ortognática. No entanto, o trauma cirúrgico causa inflamação pós-operatória, o que faz com que a circulação sanguínea produza citocinas pró-inflamatórias para a cicatrização de feridas. Para manter os pacientes confortáveis e reduzir o tempo de recuperação e o risco de problemas sistêmicos, é crucial gerenciar os sinais e sintomas, e a terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) é uma dessas técnicas e tem efeitos anti-inflamatórios. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi realizar uma busca avançada, por meio de uma revisão sistemática, a fim de identificar ensaio clínicos randomizados que compare a eficácia da terapia com laser de baixa intensidade (TLBI) e placebo, no controle da dor, trismo e edema após a realização de uma cirurgia ortognática. Para isso, a bibliografia foi pesquisada em 11 bases de dados (Cochrane Library e LIVIVO, Embase, LILACS, Med Line via PubMed, SCIELO, Scopus, Web of Science, OpenGrey, OADT e Open Thesis), sem limitações de ano de publicação ou restrição de idiomas. A partir de dois revisores, foram extraídos os dados e avaliado o risco individual de viés dos estudos elegíveis usando a Ferramenta Cochrane Collaboration Risk of Bias (RoB, versão 2.0). A busca inicial resultou em 1088 artigos, dos quais apenas cinco (total de 190 participantes) foram adicionados na síntese qualitativa. Os estudos foram publicados de 2014 a 2020. Dois destes trabalhos apresentaram baixo risco de viés+ na média de abertura bucal de todos os pacientes submetidos à cirurgia bimaxilar que receberam TLBI. Porém, o outro estudo demonstrou uma diferença considerável na abertura bucal máxima no grupo TLBI acs 14, 30 e 60 dias após a cirurgia. Baseado nas evidências científicas, a TLBI foi apresentada como um importante auxílio para diminuir o trismo e a dor após a cirurgia ortognática. Contudo, há controvérsia a respeito da redução do edema em razão da ausência de padronização das medidas.
Palabras clave: Edema
Terapia com luz de baixa intensidade
Cirurgia ortognática
Dor
Revisão sistemática
Trismo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Maria Luiza Fernandes. Eficácia da terapia com laser de baixa intensidade na redução da dor, edema e trismo após cirurgia ortognática: Uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38023
Fecha de defensa: 2-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EficáciaTerapiaLases
  Hasta 2025-06-02
TCC890.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.