Publicação:
Eficácia da terapia com laser de baixa intensidade na redução da dor, edema e trismo após cirurgia ortognática: Uma revisão sistemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O método cirúrgico de escolha para tratar várias anormalidades faciais, como assimetrias esqueléticas e faciais é a cirurgia ortognática. No entanto, o trauma cirúrgico causa inflamação pós-operatória, o que faz com que a circulação sanguínea produza citocinas pró-inflamatórias para a cicatrização de feridas. Para manter os pacientes confortáveis e reduzir o tempo de recuperação e o risco de problemas sistêmicos, é crucial gerenciar os sinais e sintomas, e a terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) é uma dessas técnicas e tem efeitos anti-inflamatórios. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi realizar uma busca avançada, por meio de uma revisão sistemática, a fim de identificar ensaio clínicos randomizados que compare a eficácia da terapia com laser de baixa intensidade (TLBI) e placebo, no controle da dor, trismo e edema após a realização de uma cirurgia ortognática. Para isso, a bibliografia foi pesquisada em 11 bases de dados (Cochrane Library e LIVIVO, Embase, LILACS, Med Line via PubMed, SCIELO, Scopus, Web of Science, OpenGrey, OADT e Open Thesis), sem limitações de ano de publicação ou restrição de idiomas. A partir de dois revisores, foram extraídos os dados e avaliado o risco individual de viés dos estudos elegíveis usando a Ferramenta Cochrane Collaboration Risk of Bias (RoB, versão 2.0). A busca inicial resultou em 1088 artigos, dos quais apenas cinco (total de 190 participantes) foram adicionados na síntese qualitativa. Os estudos foram publicados de 2014 a 2020. Dois destes trabalhos apresentaram baixo risco de viés+ na média de abertura bucal de todos os pacientes submetidos à cirurgia bimaxilar que receberam TLBI. Porém, o outro estudo demonstrou uma diferença considerável na abertura bucal máxima no grupo TLBI acs 14, 30 e 60 dias após a cirurgia. Baseado nas evidências científicas, a TLBI foi apresentada como um importante auxílio para diminuir o trismo e a dor após a cirurgia ortognática. Contudo, há controvérsia a respeito da redução do edema em razão da ausência de padronização das medidas.

Abstract

Palavras-chave

Edema, Terapia com luz de baixa intensidade, Cirurgia ortognática, Dor, Revisão sistemática, Trismo

Citação

SILVA, Maria Luiza Fernandes. Eficácia da terapia com laser de baixa intensidade na redução da dor, edema e trismo após cirurgia ortognática: Uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por