Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHayashida, Saemi-
dc.date.accessioned2023-06-01T14:51:46Z-
dc.date.available2023-06-01T14:51:46Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationHAYASHIDA, Saemi de Souza. A temática violência no ensino de ciências: Levantamento nos anais dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências - ENPEC (2011-2021). 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.subjectENPECpt_BR
dc.subjectenseñanza de las ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectENPECpt_BR
dc.titleA temática violência no ensino de ciências: Levantamento nos anais dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências - ENPEC (2011-2021)pt_BR
dc.title.alternativeThe thematic violence in science education: A survey in the annals of national science education meetings - ENPEC (2011-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Alessandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9855291810591078pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498327193487648pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se debruçou sobre a temática da violência e seus desdobramentos no/com o Ensino de Ciências a partir das produções encontradas nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Partimos da seguinte questão investigativa: Como a temática violência vem sendo produzida nos ENPEC? Foram encontradas oito publicações, e as mesmas foram associadas a quatro seções, são elas: a violência como categoria analítica, a violência com perspectiva contextual, a violência na perspectiva didático-pedagógica e a violência implicada na formação de professores. Quanto aos desdobramentos, o levantamento e análise desses trabalhos foi importante para perceber e refletir sobre uma Educação em Ciências que não (re)produza violências, que seja contextualizada, que aborde a temática dentro da sala de aula e forme professores para reconhecer e combater as violências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode136185619-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TemáticaViolênciaNoEnsinodeCiências.pdfTCC486.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons