Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37935
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPereira, Silvia Cristina do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-05-31T18:07:10Z-
dc.date.available2023-05-31T18:07:10Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Silvia Cristina do Nascimento. Redescobrindo a química através da obra literária “A Culpa é das estrelas”. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37935-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadioquímicapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRadiochemistrypt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleRedescobrindo a química através da obra literária “A Culpa é das estrelas”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Deivid Márcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee2Bragga, Eliete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0582302803041969pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar o uso da literatura no ensino de Química e o potencial pedagógico que pode existir entre a literatura e a ciência através da obra literária “A Culpa é das Estrelas” do autor John Green. A experiência relacionando a leitura literária como recurso didático no processo de aprendizagem viabiliza uma prática escolar facilitadora e interdisciplinar, tornando possível e viável situar o estudante leitor, diante de um trabalho de ficção, de modo analítico, fomentando questionamentos sobre a ciência e sua relação com as suas experiências cotidianas. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, em uma escola pública, no munícipio Uberlândia, MG, e contou com a participação de alunos do 1º do ensino médio, sob orientação do supervisor e da coordenadora do subprojeto. O desenvolvimento e a avaliação da pesquisa foram baseados em questionários aplicados no início e no final do projeto, através de perguntas que mostrassem respectivamente, os hábitos de leitura e os conhecimentos prévios de química, bem como a geração e/ou ampliação de conhecimento científico nos mesmos mediante as atividades desenvolvidas que foram realizadas nos encontros do projeto. Assim, foi possível inferir que o objetivo do mesmo foi atingido, uma vez que através da incorporação do uso da literatura no ensino de química, houve a ampliação de conhecimentos científicos e a correlação deles com aspectos humanísticos, no que tange as aplicações da radioquímica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode136102289-
Aparece en las colecciones:TCC - Química (licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RedescobrindoaQuímicaAtravés.pdfTCC18.9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.