Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37929
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Núbia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T12:54:57Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T12:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Núbia de Sousa. Um artista na escola e uma visita ao parque: Experiências em educação e arte por meio do desenho. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7037 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37929 | - |
dc.description.abstract | This research quantitatively contributes to quality teaching since it offers systematized knowledge that is consistent with public education policy, based on the assertion that the teaching of Art serves as an auxiliary instrument in the formation of people aware of their duty and right in society, through of the qualitative methodology, a mediator that encourages the student to build theoretical and practical knowledge about artistic production. The perspective of dynamics in the classroom in order to sharpen the artistic side of the student as well as to promote the decoloniality of thoughts and ideas was achieved by putting into practice the project artists at school, with the participation of the plastic artist Sinval. The effect observed after close contact between students and artist was significant in terms of individualized creativity based on experiences and feelings, with drawing being the main tool for learning and expression. The discipline of art at school is not only intended to entertain or relax students, but rather as a tool for solving abstract mathematical problems, for botanical records, in cartographic constructions, even if technological advances have modernized such contents. From this fact, it emerges that educating is a holistic and complex action, which happens from the inside out, that is, from the student's perception of everything around him. Therefore, the educational action is present in all spaces and at all times. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artista | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Decoloniality | pt_BR |
dc.subject | Artist | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | Um artista na escola e uma visita ao parque: Experiências em educação e arte por meio do desenho. | pt_BR |
dc.title.alternative | An artist at school and a visit to the park: Experiences in education and art through drawing. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 4450453554832020 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Daniel Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | . | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Fábio Purper | - |
dc.contributor.referee2Lattes | . | pt_BR |
dc.creator.Lattes | 2668683760535276 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa contribui quantitativamente para o ensino com qualidade uma vez que oferece conhecimento sistematizado e congruente à política pública da educação, embasado na afirmativa de que o ensino da Arte serve de instrumento auxiliar na formação de pessoas conscientes de seu dever e direito na sociedade, através da metodologia qualitativa, mediadora que incentiva o aluno a construir conhecimentos teóricos e práticos acerca da produção artística. A perspectiva da dinâmica em sala de aula a fim de aguçar o lado artístico do aluno bem como de promover a decolonialidade de pensamentos e ideias foi alcançada ao se colocar em prática o projeto artistas na escola, com a participação do artista plástico Sinval. O efeito observado após o contato proximal entre alunos e artista foi significativa no que tange a criatividade individualizada e baseada em experiências e sentimentos tendo no desenho a principal ferramenta de aprendizado e expressão. A disciplina da arte na escola não tem apenas a finalidade de entretenimento ou descontração do alunos, e sim de instrumento para resolução de problemas abstratos matemáticos, para registros botânicos, nas construções cartográficas, mesmo que os avanços tecnológicos tenham modernizado tais conteúdos. Desse fato insurge que educar é uma ação holística e complexa, que acontece de dentro para fora, ou seja, a partir da percepção do estudante para com tudo que está a sua volta. Portanto, a ação educativa está presente em todos os espaços e a todo momento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | Dissertação na área de Arte, intitulada: Um artista na escola e uma visita ao parque: Experiências em educação e arte por meio do desenho. Linha de de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7037 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 3bd37361-6f9b-4cc5-8e5a-52e4dcea2cab | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ArtistaEscolaVisita.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.