Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorYabe, Daniela Godinho-
dc.date.accessioned2023-05-23T17:50:15Z-
dc.date.available2023-05-23T17:50:15Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationYABE, Daniela Godinho. Análise quantitativa e qualitativa da experiência do usuário em confiabilidade de sistemas operacionais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.985pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37895-
dc.description.abstractAs a consequence of the increasing importance of software in the daily routines of our modern society, its failures can have a huge impact on the user experience. Given that most of user applications depends on an operating system (OS) to execute, in practical terms, an OS with low reliability, experiencing frequent failures, has a direct impact on the user experience when considering the computer system as a whole. Understanding the effects of OS failures on user satisfaction is an important requirement for developing reliable operating systems from the user's point of view, not just taking into account quantitative metrics as has been the norm in the literature. Firstly, we applied an online questionnaire to 121 participants and, later, a face-to-face experiment was carried out with 120 participants using a software tool capable of simulating failures in kernel subsystems, OS applications, and OS services. The statistical evidence found in the results showed that the user experience is more affected by the consequence of the failure event than by the type of fault experienced by the user. The results indicate that the level of user tolerance for OS failure as well as the level of confidence in its functioning depends on different factors, such as the context in which the user is inserted at the moment of failure and the consequence of the failure . These two factors were the ones that most impacted the quality user experience (QoE). In addition, it was observed that the expectation of solving the problem and also the familiarity with the failure event positively affected the participants' QoE. This study aims to contribute to a better understanding of the impact caused by OS failures in the user's QoE, aiming to improve the reliability modeling of the future operating system, adding users' perceptions of reliability rather than just quality of service (QoS) elements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectsistemas operacionaispt_BR
dc.subjectoperational systemspt_BR
dc.subjectfalhas de softwarept_BR
dc.subjectsoftware failurespt_BR
dc.subjectqualidade da experiência do usuáriopt_BR
dc.subjectquality of user experiencept_BR
dc.subjectanálise qualitativapt_BR
dc.subjectqualitative analysispt_BR
dc.titleAnálise quantitativa e qualitativa da experiência do usuário em confiabilidade de sistemas operacionaispt_BR
dc.title.alternativeQuantitative and qualitative analysis of user experience in operating system reliabilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matias Júnior, Rivalino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3034950214458518pt_BR
dc.contributor.referee1Travassos, Guilherme Horta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7541486051032916pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.contributor.referee3Maia, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915659948263445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463590564821270pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm consequência à crescente importância do software na rotina diária da sociedade moderna, as suas falhas podem causar um grande impacto na experiência dos usuários. Como a maioria desses software dependem de um sistema operacional (SO) para sua execução, em termos práticos, um SO com baixa confiabilidade, experimentando falhas frequentes, repercute diretamente na experiência do usuário ao usar o sistema computacional. Esta pesquisa avaliou a qualidade da experiência do usuário quanto a sua confiança no funcionamento do sistema operacional. Compreender os efeitos causados pelas falhas de SO na satisfação dos usuários é um importante requisito para desenvolver sistemas operacionais confiáveis de acordo com o ponto de vista do usuário, e não apenas levando em consideração métricas quantitativas como tem sido a norma na literatura. Primeiramente, nesta pesquisa, foi aplicado um questionário online para 121 respondentes e, posteriormente, foi realizado um estudo de observação com 120 participantes que utilizaram uma ferramenta de software capaz de simular falhas de kernel, aplicações de SO e serviços de SO. As evidências estatísticas encontradas nos resultados mostraram que a experiência do usuário é mais afetada pela consequência gerada pelo evento de falha do que pelo próprio tipo de falha vivenciado pelo usuário. Os resultados indicam que o nível de tolerância dos usuários para falha de SO, bem como o nível de confiança no seu funcionamento dependem de diferentes fatores, tais como, o contexto em que o usuário está inserido no momento da falha e a consequência gerada por ela. Esses dois fatores foram aqueles que mais impactaram na qualidade da experiência do usuário (QoE). Além disso, observou-se que a expectativa de solucionar o problema e, também, a familiaridade com o evento de falha afetaram positivamente a QoE dos participantes. Esse estudo visa contribuir para uma melhor compreensão do impacto causado por falhas do SO na QoE do usuário, objetivando melhorar a modelagem de confiabilidade do sistema operacional futuro, adicionando percepções de confiabilidade dos usuários em vez de apenas elementos de qualidade de serviço (QoS).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.985pt_BR
dc.crossref.doibatchid9edc0c10-e210-490e-85c7-735c1a16f484-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoSistemas Operacionais (Computadores)pt_BR
dc.subject.autorizadoSoftware - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoSoftware - Confiançapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseQuantitativaQualitativa .pdf3.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons