Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37795
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Lucas Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T12:58:59Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T12:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Lucas Fernando. Gamificando a plataforma de ensino de estruturas de dados DebugandoED. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37795 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Simulador | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de dados | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Gamificando a plataforma de ensino de estruturas de dados DebugandoED | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Thiago Pirola | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8887726177714522 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martinez, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6993507870608075 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tuma, Carlos Cesar Mansur | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0916152883066962 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Fernanda Maria da Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802596562404346 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2143127742930193 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O formato tradicional de ensino utilizado por grande parte dos professores nas universidades não é mais atrativo aos alunos, pois os universitários atuais nasceram envoltos em tecnologias. O universitário da área de tecnologia faz uso intenso de todos os meios de comunicações e informações digitais e, com isso, a aplicação de tecnologias no dia a dia poderiam auxiliar no ensino de Estruturas de Dados. Desenvolveu-se uma plataforma didática na web focada em Estruturas de Dados que permite a manipulação de vetores, matrizes, pilhas, filas, ponteiros, listas simples e duplamente encadeadas podendo o usuário, interagir com as mesmas. Nesse sentido, foram adicionadas técnicas de gamificação à plataforma, tentando despertar o estímulo da interação, melhorar a percepção cognitiva, desencadear uma experiência de aprendizagem mais imersiva e ter um maior engajamento na disciplina e assim, auxiliar na obtenção de melhores resultados nos estudos subsequentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 134301887 | - |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GamificandoPlataformaEnsino.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License