Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ana Paula Aparecida Santos-
dc.date.accessioned2023-05-02T15:20:47Z-
dc.date.available2023-05-02T15:20:47Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Aparecida Santos. A variação linguística nos livros didáticos do ensino médio. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37786-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA variação linguística nos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147557798530287pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Eliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639293230175288pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472551664103613pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a análise nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio nas coleções dos livros didáticos tais como Português contemporâneo e Ser Protagonista,foi se analisado nesses livros didáticos como els abordavam a variação linguística na sala de aula, visto que é um assunto de grande relevância pois a interação entre os alunos mostra essa diversidade linguística entre eles, e a abordagem dessa variação em sala de aula evita o preconceito de sotaques, as diferentes formas de se fala entre os alunos. Com o auxilio de estudiosos E especialistas da área da sociolinguística educacional como Bortoni- Ricardo(2005), FARACO(2017), HORA(2004). Conseguimos observar e analisar que variação linguística ´e vista de uma forma superficial nos livros didáticos e que precisa ter um olhar mas voltado a essa diferença devido a sua importância.Também abordamos e exemplificamos sobre essa diversidade linguística nos vestibulares e Enem sobre essa abordagem nessas provas ingressantes a universidade. Essa pesquisa foi feita de forma documental por meio dessa analise e comparação dessas coleções didáticas do ensino médio.Essa pesquisa foi embasada nos documentos oficiais como BNCC,Pcns. Palavras-chaves: Ensino médio, Variação Linguística, Livros Didáticos,BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VariaçãoLinguísticanosLivros.pdfTCC620.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.