Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37786
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ana Paula Aparecida Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T15:20:47Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T15:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paula Aparecida Santos. A variação linguística nos livros didáticos do ensino médio. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37786 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variação Linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A variação linguística nos livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Marlúcia Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2147557798530287 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Eliana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4639293230175288 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6472551664103613 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo a análise nos livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio nas coleções dos livros didáticos tais como Português contemporâneo e Ser Protagonista,foi se analisado nesses livros didáticos como els abordavam a variação linguística na sala de aula, visto que é um assunto de grande relevância pois a interação entre os alunos mostra essa diversidade linguística entre eles, e a abordagem dessa variação em sala de aula evita o preconceito de sotaques, as diferentes formas de se fala entre os alunos. Com o auxilio de estudiosos E especialistas da área da sociolinguística educacional como Bortoni- Ricardo(2005), FARACO(2017), HORA(2004). Conseguimos observar e analisar que variação linguística ´e vista de uma forma superficial nos livros didáticos e que precisa ter um olhar mas voltado a essa diferença devido a sua importância.Também abordamos e exemplificamos sobre essa diversidade linguística nos vestibulares e Enem sobre essa abordagem nessas provas ingressantes a universidade. Essa pesquisa foi feita de forma documental por meio dessa analise e comparação dessas coleções didáticas do ensino médio.Essa pesquisa foi embasada nos documentos oficiais como BNCC,Pcns. Palavras-chaves: Ensino médio, Variação Linguística, Livros Didáticos,BNCC. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.sizeorduration | 12 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VariaçãoLinguísticanosLivros.pdf | TCC | 620.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.