Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFernandes, Simone Barbosa Mello-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:45:11Z-
dc.date.available2023-04-24T17:45:11Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.citationFERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectNew High School.pt_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.titleO novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Drausio Honorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931918179902382pt_BR
dc.contributor.referee1França, Luciano Cavalcante de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399154761988569pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Olívia Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3030021613052110pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa, em seu caráter amplo, buscou verificar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio e seu impacto na educação ambiental. Justifica-se o presente estudo pela importância, contemporaneidade e abrangência do tema, haja vista a lacuna de estudos científicos publicados até o momento na literatura referente a este campo da aplicação transversal pedagógico. Como objetivo geral, buscou-se compreender os desafios para professores do Novo Ensino Médio no município de Monte Carmelo (MG), das escolas estaduais Professor Vicente Lopez Perez e Gregoriano Canedo para a aplicação da transversalidade na construção do saber ambiental. A metodologia aplicada nesta investigação é de natureza qualitativa bibliográfica, com a apresentação de um estudo de caso nas escolas supracitadas. Como hipótese preliminar, pretendeu-se constatar se existiam múltiplos elementos capazes de obstaculizar o trabalho dos docentes no emprego da transversalidade no ensino ambiental. Os resultados desse estudo indicam que para a implementação da Educação Ambiental nas escolas na vertente do Novo Ensino Médio esbarramos em vários obstáculos e os principais são problemas de estruturação da rede física, principalmente da rede pública e a falta de capacitações dos docentes para que possam trabalhar na prática a Educação Ambiental, pois os docentes necessitam de uma formação inicial e continuada, para que sejam preparados para trabalhar Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transversal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAgronomiapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NovoEnsinoMédio.pdfTCC2.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.