Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Simone Barbosa Mello | - |
| dc.date.accessioned | 2023-04-24T17:45:11Z | - |
| dc.date.available | 2023-04-24T17:45:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
| dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
| dc.subject | New High School. | pt_BR |
| dc.subject | Transversality | pt_BR |
| dc.title | O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Drausio Honorio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2931918179902382 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | França, Luciano Cavalcante de Jesus | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8399154761988569 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lopes, Olívia Pereira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3030021613052110 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa, em seu caráter amplo, buscou verificar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio e seu impacto na educação ambiental. Justifica-se o presente estudo pela importância, contemporaneidade e abrangência do tema, haja vista a lacuna de estudos científicos publicados até o momento na literatura referente a este campo da aplicação transversal pedagógico. Como objetivo geral, buscou-se compreender os desafios para professores do Novo Ensino Médio no município de Monte Carmelo (MG), das escolas estaduais Professor Vicente Lopez Perez e Gregoriano Canedo para a aplicação da transversalidade na construção do saber ambiental. A metodologia aplicada nesta investigação é de natureza qualitativa bibliográfica, com a apresentação de um estudo de caso nas escolas supracitadas. Como hipótese preliminar, pretendeu-se constatar se existiam múltiplos elementos capazes de obstaculizar o trabalho dos docentes no emprego da transversalidade no ensino ambiental. Os resultados desse estudo indicam que para a implementação da Educação Ambiental nas escolas na vertente do Novo Ensino Médio esbarramos em vários obstáculos e os principais são problemas de estruturação da rede física, principalmente da rede pública e a falta de capacitações dos docentes para que possam trabalhar na prática a Educação Ambiental, pois os docentes necessitam de uma formação inicial e continuada, para que sejam preparados para trabalhar Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transversal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Agronomia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 55 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Agronomia (Monte Carmelo) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NovoEnsinoMédio.pdf | TCC | 2.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
