Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37628
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Chagas, Rodrigo Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T18:11:50Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T18:11:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Rodrigo Lemos. O treinamento corpo-mente - Reflexões entre princípios técnicos de Decroux e Meierhold nos processos de preparação e criação do artista da cena. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.595 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37628 | - |
dc.description.abstract | The research uses as support some Biomechanics exercises developed by Meierhold and Dramatic Body Mime created by Decroux, in the search for a body-mind training as a continuous practice of individual and collective care of the performing artist. The development of the research was based on practical research supported by the theoretical framework. The practical verification group composed of artists aimed to experience, share and analyze the body-mind training process with a view to practical experience. Throughout the text, some studies are described that were developed in these moments of experimentation and research with the group, seeking a better understanding of the development and applicability, which makes the creative process personal and alive. In the appendix, two processes are shared with artists who report how training becomes a support in the creative process of theatrical productions: Mirrors and Marilu, the story of an ant. Description of exercises, study proposals, notes, interviews and images complement the writing of this dissertation, aiming to expand the description of this study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Creation process | pt_BR |
dc.subject | Corpo-mente | pt_BR |
dc.subject | body-mind | pt_BR |
dc.subject | Biomecânica | pt_BR |
dc.subject | Biomechanics | pt_BR |
dc.subject | Mímica Corporal Dramática | pt_BR |
dc.subject | Dramatic Body Mimicry | pt_BR |
dc.title | O treinamento corpo-mente - Reflexões entre princípios técnicos de Decroux e Meierhold nos processos de preparação e criação do artista da cena | pt_BR |
dc.title.alternative | Body-mind training - Reflections between technical principles of Decroux and Meierhold in the preparation and creation processes of the scene artist | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, José Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3627117545793761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lucia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ipojucan Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9754011140491488 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7957297049515444 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa utiliza como suporte alguns exercícios da Biomecânica desenvolvida por Meierhold e da Mímica Corporal Dramática criada por Decroux, na busca de um treinamento corpo-mente como uma prática contínua de cuidado individual e coletivo do artista da cena. O desenvolvimento da pesquisa se pautou na pesquisa pratica com suporte no referencial teórico. O grupo de verificação prática composto por artistas visava experimentar, compartilhar e analisar o processo do treinamento corpo-mente com o olhar na vivência prática. Ao longo do texto, estão descritos alguns estudos que foram desenvolvidos nesses momentos de experimentação e pesquisa com o grupo, buscando a melhor compreensão do desenvolvimento e aplicabilidade, o que torna o processo criativo pessoal e vivo. No apêndice, são compartilhados dois processos com artistas que relatam como o treinamento se torna suporte no processo criativo das montagens teatrais: Espelhos e Marilu, a história de uma formiga. Descrição de exercícios, propostas de estudos, anotações, entrevistas e imagens complementam a escrita desta dissertação, visando ampliar a descrição deste estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 84 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.595 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 132011365 | - |
dc.crossref.doibatchid | 03d4b929-876a-43f4-a9d8-3c2ba837f5f4 | - |
dc.subject.autorizado | Teatro | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TreinamentoCorpo-Mente.pdf | Dissertação | 3.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.