Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Clarissa Patrício-
dc.date.accessioned2023-03-24T21:05:13Z-
dc.date.available2023-03-24T21:05:13Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationCARVALHO, Clarissa Patrício. Encontros entre ficção e não-ficção em A sangue frio, de Truman Capote. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7029pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37604-
dc.description.abstractSince its rise in the 1960s, the New Journalism was regarded as "creative non-fiction". Within the movement, several authors emerged when using journalistic techniques to write literary works. One of them is Truman Capote, who stood out most notably with In cold blood (1966). The main point of this thesis is to discuss the book to show that, despite having clear traces of non-fiction, as determined by the New Journalism and Capote's conceptions about his own work, the presence of fictional traces throughout the narrative is very significant. In order to do so, the characteristics of the movement demonstrated by Tom Wolfe are compared with the fictional theories of Booth, Jauss and Genette, to understand that in Capote's writing, the line between fiction and non-fiction is tenuouspt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTruman Capotept_BR
dc.subjectnovo jornalismopt_BR
dc.subjectnão-ficçãopt_BR
dc.subjectTruman Capotept_BR
dc.subjectnew journalismpt_BR
dc.subjectnon-fictionpt_BR
dc.titleEncontros entre ficção e não-ficção em A sangue frio, de Truman Capotept_BR
dc.title.alternativeFiction and non-fiction in In cold blood, by Truman Capotept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Cynthia Beatrice-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.contributor.referee1Guirau, Marcelo Cizaurre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0605124404382681pt_BR
dc.contributor.referee2Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8550345608616731pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDesde seu nascimento na década de 1960, o Novo Jornalismo era tratado como "não-ficção criativa". Dentro do movimento, vários autores se destacaram usando técnicas jornalísticas para escrever obras literárias. Um deles é Truman Capote, reconhecido principalmente por A sangue frio (1966). O ponto principal da presente dissertação é discutir o livro para mostrar que, apesar de ter traços claros de não-ficção, como determinado pelo Novo Jornalismo e pelas concepções de Capote acerca de seu próprio trabalho, a presença de elementos ficcionais ao longo da narrativa é bastante significativa. Para demonstrá-los, as características do movimento, determinadas por Tom Wolfe, são comparadas com teorias ficcionais de Booth, Jauss e Genette, com o objetivo de entender que na escrita da Capote, a linha entre ficção e não-ficção é tênuept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7029pt_BR
dc.orcid.putcode131551508-
dc.crossref.doibatchided816a1e-65c8-4154-a716-7c2fe8cae7f3-
dc.description.embargoLiteratura-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EncontrosFicçãoNãoFicção.pdfDissertação2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.