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dc.creatorPereira Neto, Antero Alves-
dc.date.accessioned2023-03-24T18:43:31Z-
dc.date.available2023-03-24T18:43:31Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Alves Antero. Políticas industriais de fomento aos veículos elétricos: histórico e perspectivas para Brasil, Chile, China, Coreia do Sul e Estados Unidos. 2023. 136 p. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.21pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37598-
dc.description.abstractSince the 1970s, in response to the oil shock and the climate conferences that began in Stockholm (1972), several countries have changed their attitude towards the use of oil and fossil derivatives. In the transport sector, which is responsible for approximately 22.4% of greenhouse gas emissions and uses about 60% of all oil consumed by countries (CLIMATEWATCH, 2022), the change that begins in the 1970s occurs through of the introduction of biofuels in some countries, such as Brazil, and in other countries by the (re)introduction of electrified vehicles in their fleets. The option for electric vehicles gains maturity and relevance in the markets at the beginning of the 21st century, having been accelerated after 2015, when the UN member countries make commitments to sustainability, and outline their plans in the form of Nationally Determined Contributions (NDCs). They propose to reach, by the year 2030, more sustainable levels in its economic activities, with the electrification of fleets in the transport sector as the principal answer to decarbonize the economy and reduce oil consumption in most countries. In this sense, the present work has the main purpose of analyzing the industrial and innovation policies adopted in the automotive sector towards green mobility in selected countries (Brazil, Chile, China, South Korea and the United States), using, methodologically, the mechanism document analysis proposed by Bowen (2009). As a final result, a systematization of the main instruments of industrial and innovation policies used by the countries was elaborated, aiming to understand which, among the selected countries, are more active for the promotion of sustainable mobility.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectElectric Vehiclespt_BR
dc.subjectTransição energéticapt_BR
dc.subjectEnergy Transitionpt_BR
dc.subjectPolítica Industrial Verdept_BR
dc.subjectGreen Industrial Policypt_BR
dc.titlePolíticas industriais de fomento aos veículos elétricos: histórico e perspectivas para Brasil, Chile, China, Coreia do Sul e Estados Unidospt_BR
dc.title.alternativeIndustrial policies to promote electric vehicles: history and perspectives for Brazil, Chile, China, South Korea and United Statespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Botelho, Marisa dos Reis Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919093679710607pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602988126832697pt_BR
dc.contributor.referee2Avellar, Ana Paula Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135896270067246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7398214537522800pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDesde a década de 1970, em resposta ao choque do petróleo e às conferências para o clima que começam em Estocolmo (1972), diversos países mudaram sua postura frente ao uso do petróleo e derivados fósseis. No setor de transportes, que é responsável por aproximadamente 22,4% das emissões de gases estufa e utiliza cerca de 60% de todo o petróleo consumido pelos países (CLIMATEWATCH, 2022), a mudança que se inicia na década de 1970 ocorre por meio da introdução de biocombustíveis em alguns países, como o Brasil, e em outros pela (re)introdução de veículos eletrificados em suas frotas. A opção pelos veículos elétricos ganha maturidade e espaço nos mercados no início do século XXI, tendo sido acelerada após 2015, ano em que os países membros da ONU firmaram compromissos para com a sustentabilidade. Seus planos se traçam na forma de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC´s), para atingir até o ano de 2030 patamares mais sustentáveis em suas atividades econômicas, tendo no setor de transportes a eletrificação das frotas, na maioria dos países, a resposta para descarbonizar a economia e reduzir o consumo do petróleo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas industriais e de inovação adotadas no setor automobilístico rumo à mobilidade verde em países selecionados (Brasil, Chile, China, Coreia do Sul e Estados Unidos), se valendo, metodologicamente, do mecanismo de análise documental proposto por Bowen (2009). Como resultado final foi elaborada uma sistematização dos principais instrumentos de políticas industriais e de inovação utilizados por cada um dos países, objetivando compreender quais, dentre os países selecionados, são mais ativos para a promoção da mobilidade sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration136pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.21pt_BR
dc.orcid.putcode131551300-
dc.crossref.doibatchided816a1e-65c8-4154-a716-7c2fe8cae7f3-
dc.subject.autorizadoEconomiapt_BR
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