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dc.creatorCastro Neto, Roberto Martins de-
dc.date.accessioned2023-03-15T19:44:01Z-
dc.date.available2023-03-15T19:44:01Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationCASTRO NETO, Roberto Martins de. Otimização aeroelástica e análise de desempenho de uma aeronave híbrida utilizando múltiplas superfícies de controle. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.115pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37541-
dc.description.abstractThis work investigates the use of multiple control surfaces (MSC) in the trailing edge of a wing to alleviate flight loads and to improve cruise efficiency in the development of general aircraft design. The proposed procedure is based on the use of the aerodynamic Doublet Lattice model, implemented in Nastran, applying the decambering technique to insert the airfoil characteristics. The benefits quantification of the use of MSC is obtained comparing the optimal solutions with a baseline configuration sized considering metallic components and without MSC actuation. In this context, four configurations are proposed: i) metallic wing without MSC actuation (baseline); ii) metallic wing with MSC actuation; iii) composite wing without MSC actuation; iv) composite wing considering MSC actuation. After carrying out structural optimizations for mass reduction and aerodynamic optimizations to improve the lift-drag ratio, the impact of both gains on the aircraft’s cruise flight performance was evaluated. The results indicated an incremental benefit in terms of mass savings, increased maximum range and increased payload.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúltiplas superfícies de controlept_BR
dc.subjectMultiple control surfacespt_BR
dc.subjectAeroelasticidadept_BR
dc.subjectAeroelasticitypt_BR
dc.subjectCargaspt_BR
dc.subjectFlight loadspt_BR
dc.subjectEficiência Aerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamic efficiencypt_BR
dc.subjectDesempenho de Cruzeiropt_BR
dc.subjectFlight performancept_BR
dc.titleOtimização aeroelástica e análise de desempenho de uma aeronave híbrida utilizando múltiplas superfícies de controlept_BR
dc.title.alternativeAeroelastic optimization and performance analysis of a hybrid-electric aircraft using multiple control surfacespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859338195145281pt_BR
dc.contributor.referee1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Flávio Donizeti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3472380849050157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9828179772668204pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a utilização de múltiplas superfícies de controle, distribuídas ao longo de todo bordo de fuga de uma asa, para aliviar as cargas de voo e melhorar a eficiência de cruzeiro no desenvolvimento do projeto geral de aeronaves. O procedimento proposto é baseado no uso do modelo aerodinâmico Doublet Lattice (DLM), implementado no Nastran, aplicando a técnica do Decambering para inserir as características do aerofólio. A quantificação dos benefícios da utilização das múltiplas superfícies é obtida comparando as soluções ideais com a configuração original de projeto, sendo a asa confeccionada totalmente com materiais metálicos e sem atuação das múltiplas superfícies. Nesse contexto, quatro configurações são propostas: i) original de projeto; ii) asa metálica com acionamento das múltiplas superfícies; iii) asa de fibra de carbono laminada sem atuação das múltiplas superfícies; iv) e asa de fibra de carbono laminada considerando a atuação dos controles. Após a realização de otimizações estruturais para redução de massa e otimizações aerodinâmicas para melhorar a razão sustentação-arrasto, foi avaliado o impacto de ambos os ganhos no desempenho de cruzeiro da aeronave. Os resultados indicaram um benefício incremental em termos de economia de massa, aumento do alcance máximo e aumento de carga paga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS::AEROELASTICIDADEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.115pt_BR
dc.crossref.doibatchid12e4aaaf-e831-4110-9b63-c714e933ab21-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.autorizadoAeroelasticidadept_BR
dc.subject.autorizadoAeronaves - Aerodinâmicapt_BR
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