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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moraes, João Jorge de Martini | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T13:22:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-14T13:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, João Jorge De Martini. Museu dos negacionismos sobre escravidão: uma contribuição à história pública . 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.652 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37524 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to reflect on the contributions that an exhibition by a virtual museum can bring to the public debate about the historical negationism of Afro-Brazilian slavery. For such purpose, the existence of negationist discourses on the subject is investigated in the works O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (2009), by journalist Leandro Narloch, and Brasil: A Última Cruzada (2017), by the company Brasil Paralelo. It mobilizes, for such critical analysis, several authors linked to the fields of Theory of History, History of the Present Time, Public History and History Didactics. Both in the written part of the work and in the propositional component (the virtual exhibition), the objective is not only to identify the falsifications of the past, but to seek to understand the possible motivations behind these past abuses. In this sense, the aim is to explain to the public the unsustainability of these discourses, as well as their damage to the historical consciousness of our society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | pt_BR |
dc.subject | Visual culture, media and languages | pt_BR |
dc.subject | Negacionismo | pt_BR |
dc.subject | Historical negationism | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Slavery | pt_BR |
dc.subject | Cultura Histórica | pt_BR |
dc.subject | Historical Culture | pt_BR |
dc.subject | Museu Virtual | pt_BR |
dc.subject | Virtual Museum | pt_BR |
dc.title | Museu dos negacionismos da escravidão: uma contribuição à história pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Museum of slavery negationisms: a contribution to public history | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinho, Amon Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5418286580636246 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinho, Amon Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5418286580636246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Ana Flávia Cernic | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980270470833325 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nicolazzi, Fernando Felizardo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2763150600907417 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8893064228428082 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que uma exposição via museu virtual pode trazer ao debate público acerca dos negacionismos da escravidão afro-brasileira. Para tanto é investigada a existência de discursos negacionistas acerca da temática nas obras O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (2009), do jornalista Leandro Narloch, e Brasil: A Última Cruzada (2017), da empresa Brasil Paralelo. Mobiliza, para tal análise crítica, diversos autores vinculados aos campos da Teoria da História, História do Tempo Presente, História Pública e Didática da História. Tanto na parte escrita do trabalho quanto no componente propositivo (a exposição virtual), o objetivo incide em não apenas identificar os falseamentos do passado, mas buscar compreender as possíveis motivações por trás destes abusos do passado. Neste sentido, almeja-se explicitar ao público a insustentabilidade destes discursos, bem como seus prejuízos à consciência histórica de nossa sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.652 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 130859528 | - |
dc.crossref.doibatchid | 12e4aaaf-e831-4110-9b63-c714e933ab21 | - |
dc.subject.autorizado | História | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Escravidão - Brasil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | História pública - Brasil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Museus - Exposições | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional) |
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