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dc.creatorSouza Júnior, Roberto Gonçalves de-
dc.date.accessioned2023-02-27T12:51:14Z-
dc.date.available2023-02-27T12:51:14Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, Roberto Gonçalves de. Efêmero animado: o vazio como elemento na criação de desenhos. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37317-
dc.description.abstractThis work allowed the development of the amplification of a fully drawn animation short frame by frame, conveying all the formal elements of the drawing, while the illusory effect of the animation is caused by the gap between the drawn frames that the human brain imagines. In this perspective, the problematization is how the “Ephemeral” production contributes to the understanding of the researcher's creation element from the conceptions of emptiness focused on the drawings. The general objective is to analyze the creation process with a focus on the design and the emptiness of its visual composition of the frames from the production “Ephemeral”. More specifically, contextualize the void; characterize the creation process and articulate the stages of the animated ephemeral work. The magnitude of this research is justified since the creation process in visual arts is a topic that needs to be continuously addressed, because it is temporally modifiable and because it depends on being an artist. In addition, the artist's creation process is the most valuable part of the work. The theoretical framework of this research brought renowned authors such as: Amaral (2023); Braga (2017); Bruner (2002); Derdyk (2001); Fontoura (2013); Gonçalves (2012); Duarte (2010); Helerbrock (2023); Michiko (2014); Magalhães (2015); Morais (2015); Nietzsche (2001); Nietzsche (2011); Pichler (2016); Salles (2006); Salles (2008); Sartre (2008) e Tarkovsky (2002). The methodology of this research was of a narrative nature, considering that the creation process focuses on the void as an element of formal and existential representation. It is concluded that the records of materials allowed the mapping of the different forms that the void employs as an element in the creation of drawings. This creative process developed in this research on Animated Ephemeral animation highlighted the formal aspects of drawing, relating its narrative to the technique employed of emptiness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectVaziopt_BR
dc.subjectLinhapt_BR
dc.titleEfêmero animado: o vazio como elemento na criação de desenhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Tamiris-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063876645938107pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6625232820662921pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propiciou o desenvolvimento da amplificação de um curta-metragem de animação totalmente desenhado quadro por quadro, transmitindo todos os elementos formais do desenho, enquanto o efeito ilusório da animação é causado pela lacuna entre os quadros desenhados que o cérebro humano imagina. Nessa perspectiva a problematização é como a produção “Efêmero” contribui para compreensão do elemento de criação do pesquisador a partir das concepções de vazio com foco nos desenhos. O objetivo geral é analisar o processo de criação com o foco no desenho e do vazio da sua composição visual dos frames a partir da produção “Efêmero”. De modo mais específico, contextualizar o vazio; caracterizar o processo de criação e articular as etapas da obra efêmero animado. Justifica-se a magnitude dessa pesquisa uma vez que o processo de criação em artes visuais é um tema que precisa ser abordado continuadamente, por ser temporalmente modificável e por depender do ser artista. Além disso, o processo de criação do artista é a parte mais valiosa da obra. O referencial teórico dessa pesquisa trouxe autores de grande renome como: Amaral (2023); Braga (2017); Bruner (2002); Derdyk (2001); Fontoura (2013); Gonçalves (2012); Duarte (2010); Helerbrock (2023); Michiko (2014); Magalhães (2015); Morais (2015); Nietzsche (2001); Nietzsche (2011); Pichler (2016); Salles (2006); Salles (2008); Sartre (2008) e Tarkovsky (2002). A metodologia dessa pesquisa foi de cunho narrativo tendo em vista que o processo de criação tem enfoque no vazio como elemento de representação formal e existencial. Conclui-se que os registros de materiais permitiram o mapeamento das diferentes formas que o vazio emprega como elemento na criação de desenhos. Esse processo criativo desenvolvido nessa pesquisa da animação “Efêmero Animado” enalteceu os aspectos formais do desenho relacionando a sua narrativa com a técnica empregada do vazio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

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