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dc.creatorGonçalves, Lorraine Silva-
dc.date.accessioned2023-02-14T13:53:30Z-
dc.date.available2023-02-14T13:53:30Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lorraine Silva. Fake news no ensino de Matemática: concepções de futuros professores de Matemática. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37206-
dc.description.abstractThe problem related to fake news is being intensified in the current scenario. Along with this, mathematical and statistical arguments have been used as tools to increase the credibility of information spreading. Given the above, what relationships can be established between fake news and Mathematics teaching? Education, especially Mathematics Education, contributes to the critical thinking of people with respect to the understanding of data that are often disseminated with errors, misunderstandings or manipulations. Thus, this research refers to the Conclusion Work of undergraduate course in Mathematics - Licenciatura Degree, of the Institute of Exact and Natural Sciences of Pontal (ICENP), of the Federal University of Uberlandia (UFU), which aims to describe the discourses expressed by future Mathematics professors on fake news and their perspectives on the teaching of Mathematics. As a methodological path, we opted for the qualitative theoretical-methodological approach, supported by single interviews and discursive textual analysis for the data analysis. From the reading and reflection of the transcription and review of the interviews, two emerging categories were posteriori, which pointed out possibilities and difficulties in the treatment of fake news through the teaching of Mathematics in the school environment. The possibilities were related to mathematical contents and the use of journalistic texts or videos, while the difficulties turned to the space given by schools to work with this issue and to the training at the university that deals little on this subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação críticapt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectCritical trainingpt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.titleFake news no ensino de Matemática: concepções de futuros professores de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFake news in mathematics teaching: conceptions of future mathematics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5451491415580778pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA problemática referente às fake news vem se intensificando no cenário atual. Junto a isso, argumentos matemáticos e estatísticos vêm sendo utilizados como ferramentas para aumentar a credibilidade de informações divulgadas. Diante do exposto, quais relações podem ser estabelecidas entre fake news e o ensino de Matemática? A Educação, em especial a Educação Matemática, pode contribuir para a formação crítica da população em relação à interpretação dos dados que muitas vezes são divulgados com erros, equívocos ou manipulações. Assim, esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem por objetivo descrever os discursos apresentados por futuros professores de Matemática sobre as fake news e suas perspectivas para o ensino de Matemática. Como caminho metodológico, optamos pela abordagem teórico-metodológica qualitativa, apoiada em entrevistas individuais e na análise textual discursiva para a análise dos dados. A partir da leitura e da reflexão da transcrição e revisão das entrevistas, desvelou-se a posteriori duas categorias emergentes que apontaram possibilidades e dificuldades do tratamento das fake news por meio do ensino da Matemática no âmbito escolar. As possibilidades foram referentes a conteúdos matemáticos e ao uso de textos ou vídeos jornalísticos, enquanto as dificuldades voltaram-se para o espaço dado pelas escolas para trabalhar com essa questão e para a formação na universidade que pouco trata desse assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode128795791-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

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