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dc.creatorPauli, Giovani Corbetta de-
dc.date.accessioned2023-02-13T17:51:20Z-
dc.date.available2023-02-13T17:51:20Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationPAULI, Giovani Corbetta de. A filosofia antiga como maneira de viver: da antiguidade à contemporaneidade, segundo Pierre Hadot. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37193-
dc.description.abstractFurthermore, it has never proved to be homogeneous nor that there was a consensus on what Philosophy is or on its practices. In this context, this work has as main objective to defend that in the past Philosophy was practiced through spiritual exercises, which are no longer part of philosophical practice. For that, a comparative analysis is carried out starting from ancient philosophy, in Greece in the Hellenistic period, and reaching the contemporaneity. The secondary objective is to analyze contemporary philosophy in the light of ancient philosophy and draw a parallel between these two ways of philosophizing in order to answer whether philosophy has the same utility today as in the past. To accomplish these objectives, the work of Pierre Hadot, Spiritual Exercises and Ancient Philosophy, Jean-Joël Duhot's Socrates or the awakening of the soul, and Henry David Thoreau's Walden will be analyzed. With this research we came to the conclusion that today the Philosophy, without the practice of spiritual exercises, has become an area of knowledge accessible to few people, both in the physical issue of works and in the understanding of texts. In addition, it was possible to conclude that although Philosophy has lost a characteristic considered essential for the way of practicing ancient philosophy, it still maintains its usefulness for us as thinking beings with the aim of taking away a certain utilitarian urgency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFilosofia antigapt_BR
dc.subjectModo de vidapt_BR
dc.subjectMetafilosofiapt_BR
dc.subjectExercícios espirituaispt_BR
dc.subjectAncient philosophypt_BR
dc.subjectWay of lifept_BR
dc.subjectMetaphilosophypt_BR
dc.subjectSpiritual exercisespt_BR
dc.titleA filosofia antiga como maneira de viver: da antiguidade à contemporaneidade, segundo Pierre Hadotpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes Sobrinho, Rubens Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560089338412974pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Fernando Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2376997544214656pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes Sobrinho, Rubens Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560089338412974pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Filosofia que conhecemos hoje passou por várias transformações ao longo da história. Além disso, ela nunca se mostrou homogênea e nem que houve um consenso sobre o que é a Filosofia e nem em suas práticas. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo principal defender que antigamente a Filosofia era praticada por meio de exercícios espirituais, os quais deixaram de fazer parte da prática filosófica. Para tanto, realiza-se uma análise comparativa partindo da filosofia antiga, na Grécia no período helenístico, e chegando até a contemporaneidade. O objetivo secundário é analisar a filosofia contemporânea à luz da filosofia antiga e traçar um paralelo entre essas duas formas de filosofar a fim de responder se hoje a filosofia tem a mesma utilidade de antigamente. Para realizar esses objetivos, será analisada a obra de Pierre Hadot, Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga, a de Jean-Joël Duhot, Sócrates ou o despertar da alma, e a de Henry David Thoreau, Walden. Com essa pesquisa chegamos à conclusão de que hoje a Filosofia, sem a prática dos exercícios espirituais, tornou-se uma área de conhecimento acessível a poucas pessoas, tanto na questão física das obras, quanto na compreensão de textos. Além disso, foi possível concluir que apesar da Filosofia ter perdido uma característica considerada essencial para o modo de se praticar a filosofia antiga, ainda assim ela mantém a sua utilidade para nós enquanto seres pensantes com um objetivo de nos tirar uma certa urgência utilitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
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