Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Julia Trigueiro-
dc.date.accessioned2023-02-13T14:48:10Z-
dc.date.available2023-02-13T14:48:10Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Julia Trigueiro. Construindo imagens, narrativas e heróis: o desfecho da Segunda Guerra Mundial sob o olhar da revista O Malho. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37189-
dc.description.abstractThe magazine O Malho (1902-1953) will be operated throughout this work as a resource to approach a portion of the popular thoughts about the outcome of the World War II. Throughout 1945, several institutions endeavored to narrate the movements of the countries involved in the war, therefore, the objective is to visit the perspective defended by the periodical through its illustrations, in order to identify which nations were portrayed as the protagonists, which events were narrated as heroic, which countries were approached as villains and responsible for the ills that followed during the course of the clash. According to the perspective of the collaborators of O Malho, what was essential in the narratives related to the battle that made up the pages of the periodical? Furthermore, how do the images contents indicate the political and ideological desires that the magazine aimed to spread to its target audience? Finally, how did the magazine’s content contribute to the construction of the popular imagination of the time and how did the manifestations about the war present in the magazine provide evidence in relation to the world and Brazilian political conjuncture? The images of the conflict published in popular magazines such as O Malho, in addition to portraying the movements of the outcome of the war, were also responsible for presenting a political and critical view of the subject, thus, when debating about the public target, content and ideological positioning of the magazine’s contributors, it is possible to investigate the political situation intrinsic to the analyzed context, and to infer the political strength of the magazines, in addition to understanding it as a tool for the formation of public opinion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectO Malhopt_BR
dc.subjectRevistapt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.titleConstruindo imagens, narrativas e heróis: o desfecho da Segunda Guerra Mundial sob o olhar da revista O Malhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0568378366616012pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Roberta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829145283960621pt_BR
dc.contributor.referee2Golovaty, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004722361923859pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA revista O Malho (1902-1953) será utilizada no decorrer deste trabalho como um recurso para aproximar-se de uma parcela do imaginário popular acerca do desfecho da Segunda Guerra Mundial. Ao longo do ano de 1945, diversas instituições empenharam-se em narrar as movimentações dos países envolvidos na guerra. Assim, objetiva-se com o presente trabalho visitar a perspectiva defendida pelo periódico por meio de suas ilustrações, com o intuito de identificar quais nações foram retratadas como as protagonistas, quais acontecimentos foram narrados como heroicos e quais países foram abordados como vilões e responsáveis pelas mazelas que se sucederam no decorrer do embate. De acordo com a perspectiva dos colaboradores de O Malho: o que era imprescindível nas narrativas relativas às batalhas que compunham as páginas do periódico? Ademais, de que maneira os conteúdos imagéticos indicam os anseios políticos e ideológicos que a revista objetivava difundir para o seu público-alvo? Por fim, de que maneira o conteúdo da revista contribuiu para a construção do imaginário popular da época e de que forma as manifestações sobre a guerra presentes na revista fornecem indícios em relação à conjuntura política mundial e brasileira? As imagens do conflito publicadas em revistas de grande circulação popular como é o caso de O Malho, além de retratarem as movimentações do desenlace da guerra, também foram responsáveis por apresentar uma visão política e crítica acerca do assunto. Dessa forma, ao se debater acerca do público-alvo, conteúdo e posicionamento ideológico dos consortes da revista, é possível investigar a conjuntura política intrínseca ao contexto analisado e depreender a força política da imprensa, além de entendê-la como uma ferramenta para a formação da opinião pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.orcid.putcode128704536-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruindoImagensNarrativas.pdfTCC Julia Trigueiro1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons