Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Adrielly Gama-
dc.date.accessioned2023-02-08T17:38:43Z-
dc.date.available2023-02-08T17:38:43Z-
dc.date.issued2023-01-21-
dc.identifier.citationMARTINS, Adrielly Gama. Uma análise bibliográfica sobre a influência da educação financeira nos hábitos de crianças e jovens. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37107-
dc.description.abstractFinancial Education (FE) inserted in the school context encourages conscious consumption. This provides the opportunity to know, handle and use money properly. The objective of this work is to analyze, through a bibliographical research, the aspects that PE provides in the habits and attitudes of children and young people's lives. For this purpose, a bibliographical review was carried out, with a search in the databases of the Capes Periodicals Portal and Scientific Electronic Library Online, selecting 15 records indexed in the last ten years. In the results, it was noticed that the highest publication rate 4 (26.6%) was in the year 2021. Most studies 6 (40%) were action research, in which projects were developed with students, seeking to reconcile the practice everyday life to school teachings, with the presentation of problems to be solved. It is noticed that the South and Southeast regions of Brazil are the ones with the most studies about PE, totaling 9 (60%) articles. The insertion of PE is still very flawed and is mainly related to the lack of didactics to develop the theme in a light way and in accessible language. Therefore, this study made it possible to know that among the aspects that Financial Education provides in the habits and attitudes of children and young people's lives is the possibility of carrying out financial planning, resource management and domestic administration. It was also noticed that many institutions still adhere to Financial Education to the basic concepts of mathematics, which distances theory from practice, discouraging students from teaching and learning PE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças e jovenspt_BR
dc.subjectChildren and youthpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectHábitospt_BR
dc.subjectHabitpt_BR
dc.titleUma análise bibliográfica sobre a influência da educação financeira nos hábitos de crianças e jovenspt_BR
dc.title.alternativeA bibliographic analysis on the influence of financial education on the habits of children and young peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Lísia de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4576625H6&tokenCaptchar=03AFY_a8WXMt6l4pP4fLyihyulEQs96AqyWuKWAs_8CLIc9qEfgHsnN8xrucNGI1eEAMRCykoZ64-_5Wuj5YxxbG6rFN8i_90lL8JZypjRbV4hOsZdeVUcj48lDr65KfVizULkEZjMjY_r2IsLAjY5AVwUW1r1pXi2NiW7n1UfZG6poWMEfkLl4_uBDiq2fOEH3JJj6df_DuzAjv6Ecq2y9Ei3zhBwzebyO8e_aS_fS5BRyImoBb9Ya5P7DvPRpdbHUwW5jALGl619x46zFSn0ePjSEtqM8lvdqZNAGbWYolXFIfvNGAXY07tsP9ZNNmCNAS5uQjwddT0Vuiu_Mcn8aD5nZokB-AOpMQaupgIxPeYdmUdO6aSahaRe4_6_KZnknR-FGc3DUpRvFQJ6o2OhpmnEzNiaBrLzzyA2BbtH5QP0VGRMF36jUVWrbUj67JLFNjkmLl7X3wgq7q_amn0G_gFmwyzwzyUQj5NM7pA-hlBYV4vMUH7vdY3IUsneSN_KzgATKK9OCeNn9FavZURk-KIhereDnJl9eApt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira (EF) inserida no contexto escolar instiga o consumo consciente. Isso proporciona a oportunidade de conhecer, manusear e utilizar o dinheiro de maneira adequada. O objetivo do presente trabalho é analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, os aspectos que a EF proporciona nos hábitos e atitudes da vida de crianças e jovens. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca nas bases de dados de Portal de periódicos da Capes e Scientific Eletronic Library Online, sendo selecionados 15 registros indexados nos últimos dez anos. Nos resultados percebeuse que o maior índice de publicação 4 (26,6%) foi no ano de 2021. A maioria dos estudos 6 (40%) foram de pesquisa ação, nas quais foram desenvolvidos projetos com alunos, buscando conciliar a prática cotidiana aos ensinamentos escolares, com apresentação de problemas para serem resolvidos. Percebese que a Região Sul e Sudeste do Brasil são as que mais apresentam estudos acerca da EF, totalizando 9 (60%) artigos. A inserção da EF ainda é muito falha e está relacionada principalmente à falta de didática para desenvolver a temática de uma maneira leve e em linguagem acessível. Portanto, este estudo permitiu conhecer que dentre os aspectos que a Educação Financeira proporciona nos hábitos e atitudes da vida de crianças e jovens está a possibilidade de realizar o planejamento financeiro, gestão de recursos e administração doméstica. Percebeuse também que que muitas instituições ainda aderem à Educação Financeira aos conceitos básicos de matemática, o que distancia a teoria da prática, desestimulando os estudantes no ensino aprendizagem da EF.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseBibliográficaSobre.pdfTCC254.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.