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dc.creatorAires, Michelly Cristina-
dc.date.accessioned2023-02-03T14:07:38Z-
dc.date.available2023-02-03T14:07:38Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationAIRES, Michelly Cristina. Comportamento da margem de lucro de empresas supermercadistas do lucro real nos períodos de pré e pós-pandemia. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36930-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSetor supermercadistapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMargem de lucropt_BR
dc.titleComportamento da margem de lucro de empresas supermercadistas do lucro real nos períodos de pré e pós-pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ávila, Lucimar Antônio Cabral de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444591575189923pt_BR
dc.contributor.referee1blind review, blind review-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2blind review, blind review-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO rápido avanço do contágio pela Covid-19 resultou em recomendações de distanciamento social pela OMS com suspensão das atividades consideradas não essenciais. Várias empresas estiveram sujeitas à fragilidade econômica devido ao impacto no mercado. Diante disso, o presente estudo possui como objetivo verificar o comportamento da margem de lucro de empresas supermercadistas optantes pelo regime de tributação Lucro Real, num município do interior do estado de Minas Gerais. A metodologia adotada é classificada como descritiva, documental com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 5 empresas do setor supermercadista de uma cidade no interior de Minas Gerais, o período amostral engloba os anos de 2018 a setembro de 2022. Posteriormente, foram realizadas análises da margem de lucro antes e após a pandemia e também comparando as empresas analisadas. Os resultados apontaram instabilidade na lucratividade entre as empresas que compuseram a amostra e na análise da média anual, constatou-se que o ano de 2022 foi o mais afetado. A avaliação da lucratividade apontou queda significativa nos anos de 2020 e 2021, período de alta da pandemia da Covid-19, enquanto que no ano de 2022 a margem bruta sofre aumento, demonstrando recuperação financeira após os impactos da pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode128041989-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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