Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jonathas Trindade da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T17:57:19Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T17:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jonathas Trindade da. Cor, alma e “desalma” na fotografia oitocentista brasileira: O retrato do negro nas lentes de albert henschel 1866-1882. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36874 | - |
dc.description.abstract | This research has as its theme of analysis that forms Albert Henschel collaborated on the question of the representation of the black, in the photographic images about him, in the 19th century. This important German photographer arrived in Brazil in 1866 and settled in the city of Recife, capital of Pernambuco. The study of photographs, archived in the collections IMS Photographical and Encyclopedia Cultural Itaú, were cycled between 1866 and 1882, in Brazil in the 19th century. From what we know about Henschel and his work it is inferior to advertisements than in newspapers and from photographs in carte-de-visite and carte-gabinet. Is possible to notice social aspects of an era, and especially of representation, through the perception of the subject. inserted into these images through a past/present perspective. Brazil is narratives of values as the observer determines an object to be observed, you can observe the eyes of the photographer, of a community, class social, aesthetic or with the eyes of an entire society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Henschel | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.title | Cor, alma e "desalma" na fotografia oitocentista brasileira: o retrato do negro nas lentes de Albert Henschel 1866-1882 | pt_BR |
dc.title.alternative | Color, soul and "soullessness" in Brazilian 19th century photography: the portrait of black people through the lens of Albert Henschel 1866-1882 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ivete Batista da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852618590034600 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Carla Miucci Ferraresi de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0945074272601689 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Vinícius Peres | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1287188955273978 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4909969494296897 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por tema analisar de que forma Albert Henschel colaborou na questão da representação do negro, nas imagens fotográficas produzidas por ele, no século XIX. Este importante fotografo alemão, chegou ao Brasil no ano de 1866 e se alojou na cidade de Recife, capital de Pernambuco. O estudo das fotografias, arquivadas nos acervos IMS, Brasiliana Fotográfica e Enciclopédia Cultural Itaú, foram produzidas entre 1866 a 1882, no Brasil do século XIX. O que sabemos sobre Henschel e seu trabalho é o que inferimos a partir de anúncios em jornais e das fotografias em carte-de-visite e carte-cabinet. É possível notar aspectos sociais de uma época, e principalmente da representação, pela percepção do sujeito inserido dentro destas imagens através de uma ótica do passado/presente. Outro ponto, é mostrar que as fotografias que foram feitas de pessoas negras no Brasil, possuem história e também narrativas que podem se comunicar, são comprometidas de valores à medida que o observador determina um objeto a se observar, você as pode observar com os olhos do fotografo, de uma comunidade, classe social, por estética ou com olhos de toda uma sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 81 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 127796236 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CorAlmaDesalma.pdf | TCC | 3.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License