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dc.creatorCorteis, Thiago de Brito-
dc.date.accessioned2023-01-26T16:02:59Z-
dc.date.available2023-01-26T16:02:59Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationCORTEIS, Thiago de Brito. Adoção de um planejamento estratégico de marketing nas micro e pequenas empresas: um estudo bibliográfico. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36816-
dc.description.abstractMicro and small enterprises are considered fundamental to the country's economy, through the decrease in the unemployment rate, in addition to developing new markets, however, many MSE's, due to lack of strategic planning and knowledge about marketing tools, are vulnerable facing the competitiveness of the market, reaching the decline even before its rise. Any business, large, medium or small, needs an effective strategic planning to solidify itself, accentuate itself in the field of activity, and stand out from the competition, as well as knowledge of marketing tools, such as personas analysis that identifies your business. target audience and ways to retain your customer, and SWOT analysis that demonstrates the best opportunities in the company's internal and external environment. Therefore, from the perspective of bibliometric analysis, the objective was to highlight the evolution of research that addresses the subject. In analytical studies, most of the studies showed the need for strategic marketing planning in micro and small companies to ensure their continuity and survival in the market. It is suggested that further studies be carried out in micro and small companies, addressing the behavior of owners and their ways of planning in the face of the market and its changes.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEstratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFerramentas de marketingpt_BR
dc.subjectSwotpt_BR
dc.subjectPersonapt_BR
dc.subjectMicro empresaspt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectSmallpt_BR
dc.subjectMicro and smallpt_BR
dc.subjectStrategic Planningpt_BR
dc.titleAdoção do planejamento estratégico de marketing nas micro e pequenas empresas: um estudo bibliométricopt_BR
dc.title.alternativeAdoption of strategic marketing planning in micro and small companies: a bibliometric studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Wemerson Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=87C9CD89E4B7266A0309A303979CB6DEpt_BR
dc.contributor.referee1Blind, Review.-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Blind, Review-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.creator.LattesSem currículo lattespt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas são consideradas fundamentais para a economia do país, através da diminuição na taxa de desemprego, além de desenvolver novos mercados. Entretanto, muitas MPE’s por falta de planejamento estratégico e de conhecimento sobre ferramentas de marketing, ficam vulneráveis frente a competitividade do mercado, chegando ao declínio antes mesmo de sua ascensão. Qualquer negócio, seja grande, médio ou pequeno, precisa de um planejamento estratégico eficaz para se solidificar, se acentuar no ramo de atuação, e se destacar da concorrência. Assim como precisam de conhecimento de ferramentas de marketing, como a análise de persona que identifica seu público alvo e formas de fidelizar seu cliente, e análise SWOT que demonstra as melhores oportunidades no ambiente interno e externo da companhia. Sendo assim, objetivou-se na perspectiva da análise bibliométrica, evidenciar a evolução das pesquisas que abordam o assunto. Nos artigos analisados, grande parte dos estudos apresentaram a necessidade do planejamento estratégico de marketing nas micro e pequenas empresas para garantir sua continuidade e sobrevivência no mercado. Sugere-se que novos estudos sejam realizados em micro e pequenas empresas, abordando o comportamento dos proprietários e suas formas de se planejar diante do mercado e suas mudanças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode127444591-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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