Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Carla Márcia da-
dc.date.accessioned2023-01-25T15:18:33Z-
dc.date.available2023-01-25T15:18:33Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Márcia da. A educação na cidade de Uberlândia: a participação da mulher. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas da Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36802-
dc.description.sponsorshipMCTESTP - Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambiquept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.titleA educação na cidade de Uberlândia: a participação da mulherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761644H1&tokenCaptchar=03AFY_a8WKYE1LU1ZZHynw5-Xn9NcCn5xvQVEluR2kfAN7RDhf-p20hvJVkeIUQSotHV15cwYQLCM5zxlkcKyxM3NbPyaGs2xqVAPgNKd1hLXXaPrjWhaz0M68KOpRi5MzKH8b_5FnBNsO7Dht5XeaWC9vDI5A1KrcoAaTnWMfw-FmP8Te-MXhHjsBiaZO9KPOPAI071z1AIK6MTWWOp5tNexRjIb04BkkAdrxkVIafMDkVkvKGiEo8Wk5HHKVbPbzmJ1VD0pNwITc45ZJ6uZzXJT0NSy-DBtXOIMkomBcMHKUkPvVlh_GOm2yGade5yszy-SKaT4cEuXNphF_i2PEW9-_4RVcc-Xoms74rLITcGspDd96y8K6CPBJtj7XhmdvfaxlI7p6_D5loV_NqXmZreLOOetyJEeaCCaNRpJtOav2XRCTycQJCRnDVxwGY-bjPqd-0dgkLZNOJdmUTBZ-4tP9y9rplCydboTMBYVprn0kr0-s31LDH8-QZzy8RYgxYrT61-_maRL6kBtxJoolUimw-POjiu_2Bgpt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732998A6&tokenCaptchar=03AFY_a8U9Io-mvAVuuwVCPRRqgm5BJ-cmD3DxOVlsDrXlVzYVgO2XN6819h-YAfnd8BS0LBziyGXJsKaQ3iluYzEMjliKBuig1_IVAqibEVXFFUkUy-MkLghcKaqvflzvtzfc9bVXlIbGF6rWTbXPSDfdESL159oZdGBOlsQo2r5MtVRubm0GGw5NfDo1KU8w2cr_xfEwZBbxqpU04dcUnRBmJZPRbIefsR_udj1R4yrma_gKI1gdnmcKEv035ZEOJJV6sORF5az-P1TVuZquQTrG97eC3hz55lhEVyxaq80g1vUX3XOgfsOBbv0C_3lZtg2ibkRucL5wq-3KjrEsgTpVKjo8UcXSGT3Q8bYoqvS7P_nh7AwH3KblQbqsc-zT3XVkhtVwMEMGYg7mCdsgYmXhcO1wCi75Osfqt1OLICSXDbzdFJEL8St9LoTf0TWSsZje40oGLiDobqoj0I2bIDfZJGhZHA6yLjl7q05XKANNfMXvVOY7hNCSVN_h6uu-S7XA4ZyjDek7xbYdbzpJFcKxU-EgnJfcTgpt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Cecília de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9&tokenCaptchar=03AFY_a8W_NuLdWK6Fe-fsVaUBsEPKIKrY4auo4XjRRuPemVgn-7F0Y4Ljif_FsV9RHzLQ_wFQW00uwiJfrHnwycjXyJneKp2FTbFcfEyceoyhNIiZQJXnm50D8CpxSJvWnLrggys6-8w5I2vnUoNFphcJR7ogdVxM3S-zuDZdtCE0ZFTTlF8SU2Veq9v-vl4fy4Od--nyyrRDoqLAYC4ueMPEgNpd-maW8EVkMDWhj5aHXQggkD5sYghHV6KA9DR1h_daBlSHRCd3xgxPdQOdi47kdHqzHW1i8FXex5mFr54ZGc5AiNygJS0Baodj3-X3gsSPCAfZ9GO3syhf9ndsPJLUerICU8pq5_AMGjrxMQ0Q43pIwPiAfGuujwh14b_tCSRPoxDoiQWYCJAkwYC9_cDbQrCuY8fv3FPZP9j-6IQ01bnBjzEuS9W8o-HTirw01gtpRcQslpEu3bhlZoSBnlENdyyk1mHHP8vWkXJqBSPblD8Gk_DN4BqwYY-LBLAHvxM1COgD-Nj40QvHYcsRYcF2U4UBSg5o8Qpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9167317Z9&tokenCaptchar=03AFY_a8WAzATkritQdNmk1LpBAaFrHPKzX8Mb4lyOhA0fTkbWdMN7YW3KdEmUUjKZ4sJF8abMs96jQZcsspmR9crqhqYJBHNLrmtckM9TSNuHkeABWdXqoRWPmRU0A_yHYGAvdSN3ZNQVD-lqIlE6hWQ785Ce3OfX0Ru3rcTZKnHFj10-B8x9Gb3KYshYgzy6wTGd49KfI0fWlLVlQxqQq6X5fBFJOjP0E9r_49mrsQrrdDEEVnKdwmrIqJt8NXMp1jrHZcyjQFDjJLtVdjPtbgsK8TCeyj3tGRjmGvI9eUZbFiyCLJY-diQ2b9pnmXA6LMNsvLLgNhkZxcMT6ag1xC9mrsO-ECC8z-3AFQMIhJfOeeHEVUF9hZbk3RP_N7hOHJyAUMi8r5VKXHCuo5LbqUugpOIcAxB8Z7fEZ1CsRRzgoesaVP7hoUUf71AoByYNRWpdteYMPheJ3foiy31Jg5RlLy6F_-5APG-kfwUKjqt15Eqfk6AJJdXzAO9I3HalO9Ah3eyAITMH1m4HpE5-xkH3iRxY4maDXwpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o propósito de apresentar e discutiro perfil das mulheres professoras que atuam na rede pública de ensino da Cidade de Uberlândia-MG. Para isso, teoricamente, baseamo-nos em diferentes autores que se debruçam sobre esse tema, dentre os quais destacamos Bell Hooks (2017); Paulo Freire (1987); Reisdörfer (2013); Ribeiro (1993); Santos e Silva (2016). Nessa discussão sobre a educação, de modo geral, e sobre a educação, de modo específico, tratamos do percurso histórico da educação no Brasil, procurando inserir a participação das mulheresnesse cenário. Metodologicamente, produzimos e aplicamos um questionário, constituído de 13 perguntas, sendo uma aberta e as outras fechadas, a 35 professoras que atuam na rede pública de ensino da cidade de Uberlândia-MG. As respostas oferecidas pelas professoras nos revelam bastantes aspectos da realidade dessas profissionais, como satisfação com a carreira escolhida e principais problemas enfrentados. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a melhor compreensão do universo educacional brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsMonografia, apresentada e defendida pela banca do Illel-ufu. Após aprovação, há necessidade de ser postada no repositório da instituição.pt_BR
dc.orcid.putcode127365386-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoCidadeUberlândia.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.