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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Amuy, Fernanda Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T13:27:06Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T13:27:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | AMUY, Fernanda Ferreira . Intervenção educativa baseada em internet junto às pessoas com diabetes tipo 2 no contexto da atenção primária à saúde. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36755 | - |
dc.description.abstract | Diabetes Mellitus, a metabolic disease, with a growing rate worldwide, has a high rate of morbidity and mortality, leading to a significant decrease in quality of life. Studies have shown that a healthy lifestyle is effective in preventing and controlling blood glucose levels. This project aims to develop and validate an educational program of non-pharmacological interventions via the web for people with type 2 Diabetes Mellitus treated at a Primary Health Care service in the city of Araguari-MG. This is an applied (technological) research, with a mixed methodology. The method chosen for the development of the set of interventions was the Contextualized Instructional Design (DIC). For the collection of information and content that will appear in the application (especially carried out in the analysis and design phases in the DIC) the chosen strategy will be the Delphi Method. Patients should receive the information, via posting on a WhatsApp group called Routine in Day, through text messages, videos, audios and images about diabetes, healthy eating, physical activity, correct use of medications, sleep, mental health, toxic control, guidelines on the reduction of chronic complications based on scientific evidence. After two rounds of the Delphi method, the Content Validity Index was above the standard in the literature. It is expected that the current proposal will be a useful and accessible tool for diabetic patients in the incorporation of a healthy lifestyle and contribute to the control of the disease by facilitating communication between staff and patients | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Baseada em Internet | pt_BR |
dc.subject | Estilo de Vida | pt_BR |
dc.subject | Famílias - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus | pt_BR |
dc.subject | Internet-Based Intervention | pt_BR |
dc.subject | Lifestyle | pt_BR |
dc.title | Intervenção educativa baseada em internet junto às pessoas com diabetes tipo 2 no contexto da atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | Internet-based educational intervention with people with type 2 diabetes in the context of primary health care | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1792022710649813 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Oliveira Júnior, Luíz Carlos de | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8188329050349666 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulino, Danilo Borges | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0107234915890469 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bonati, Poliana Castro de Resende Bonat | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0675661740808516 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4501910362575264 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Diabetes Mellitus, doença metabólica, com índice crescente mundialmente apresenta alta taxa de morbimortalidade acarretando diminuição significativa da qualidade de vida. Estudos demostraram que um estilo de vida saudável é efetivo na prevenção e controle dos níveis glicêmicos. Este projeto visa desenvolver e validar um programa educativo de intervenções não farmacológicas via web para pessoas com Diabetes Melittus tipo 2 atendidas em um serviço de Atenção Primária à Saúde no município de Araguari-MG. Trata-se de uma pesquisa aplicada (tecnológica), de metodologia mista. O método escolhido para o desenvolvimento do conjunto de intervenções foi o Design Instrucional Contextualizado (DIC). Para o levantamento das informações e conteúdo que constarão no aplicativo (especialmente realizadas nas fases de análise e design no DIC) a estratégia escolhida será o Método Delphi. Os pacientes deverão receber as informações, via postagem em um grupo de WhatsApp chamado Rotina em Dia, por meio de mensagens de textos, vídeos, áudios e imagens sobre diabetes, alimentação saudável, atividade física, uso correto das medicações, sono, saúde mental, controle de tóxicos, orientações sobre a redução de complicações crônicas baseadas em evidências científicas. Após duas rodadas do método Delphi o Índice de Validade de Conteúdo foi acima do padronizado pela literatura. Espera-se que a atual proposta seja uma ferramenta útil e acessível para aos pacientes diabéticos na incorporação de um estilo de vida saudável e contribua para o controle da doença sendo um facilitador na comunicação entre equipe e pacientes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Saúde da Família | pt_BR |
dc.sizeorduration | 96 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6001 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 126861781 | - |
dc.crossref.doibatchid | 7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639 | - |
dc.subject.autorizado | Famílias - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Diabetes | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Distúrbios do metabolismo | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cuidados primários de saúde - Araguari (MG) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Aplicativos móveis | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional) |
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