Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira Filho, Eduardo-
dc.date.accessioned2023-01-16T16:02:05Z-
dc.date.available2023-01-16T16:02:05Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.citationVIEIRA FILHO, Eduardo Rebello. Plano de negócios grupo oásis : expansão por lojas próprias e distribuição. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36744-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtacadopt_BR
dc.subjectExpansão comercialpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectTabacopt_BR
dc.titlePlano de negócios grupo oásis : expansão por lojas próprias e distribuiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Padrão, Luis Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7913509901379504pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Janaína-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um plano de negócios que tem o objetivo de realizar o planejamento de expansão do Grupo Oásis, empresa especializada em venda de tabaco e todos os artigos acessórios ao fumo. A empresa, que possui 8 anos de mercado, iniciou suas atividades pelo varejo, atendendo o consumidor final principalmente do narguilé, mas também outras linhas de produtos dentro do mercado de tabacarias. Atualmente, além da operação do varejo, o grupo conta com a operação de distribuição em atacado para lojas de todo o Brasil. O projeto tem duas frentes: Abertura de filial na operação varejo e o desenvolvimento da operação atacado. Foi realizada pesquisa demográfica da população fumante brasileira, com base na análise de pesquisas apresentadas pelo IBGE, para estabelecer as cidades com maior potencial de clientes. Desta forma, este plano permitiu com que as operações tivessem foco nos melhores mercados, visto o tamanho do país. Na frente do varejo, após análise quantitativa foi realizada pesquisa de campo qualitativa para validar a hipótese das melhores cidades. Foram definidos cenários conforme variáveis de compra dos clientes atuais da empresa e seu Market-share. Com a definição de cenários, foram estabelecidos indicadores financeiros VPL, TIR e payback para as duas operações. A partir dos resultados, foi possível definir o local da nova filial do varejo e identificar que as duas operações são viáveis, iniciando pela frente do atacado que necessita de menos investimentos e aumenta de forma significativa o poder de compra da empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode126682783-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanoNegóciosGrupo.pdfTCC1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.