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dc.creatorSousa, Regis Michel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-09T21:19:13Z-
dc.date.available2023-01-09T21:19:13Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Regis Michel dos Santos. Uma Abordagem de Arquitetura em Nuvem para Dados Educacionais em um Sistema Tutor Inteligente em contexto de Big Data. 2022. 75 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5039pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36697-
dc.description.abstractThe teaching and learning process in computer education systems has grown sharply in recent years and Intelligent Tutoring Systems (STI) have gained prominence by propo- sing the customization of environments to the student and thus improving the teaching and learning process. As a consequence of the increase in users of teaching platforms, large volumes of data have been generated, which have been research objectives to pro- pose performance improvement in data retrieval, storage and processing in the Big Data context. This work aims to propose a reference architecture approach in Big Data using cloud microservices for STI-LINA. For this, this approach focuses on mapping the pro- cesses of ingestion, storage, capture and enrichment of data and define adequate services for each of them. As a result of this work, it was possible to propose architectures based on microservices using AWS services, for all with models that make up the STI-LINA (Student, Domain and Pedagogical). In addition, it was possible to propose a new mo- dule/component that will provide analytical information to help the teacher follow the student’s trajectory in the teaching and learning process. Finally, a proposal was made to include the metric access method, called Slim-Tree-Lina, to optimize the recovery of learning objects offered to the student.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSmart Tutor Systemspt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.subjectCloud Architecturept_BR
dc.subjectMicroservicespt_BR
dc.subjectIntelligent Tutoring Systemspt_BR
dc.subjectInformation Retrievalpt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.titleUma Abordagem de Arquitetura em Nuvem para Dados Educacionais em um Sistema Tutor Inteligente em contexto de Big Datapt_BR
dc.title.alternativeA Cloud Architecture Approach to Educational Data in an Intelligent Tutoring System in Big Data Contextpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147306444287969pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Sara Luzia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107078334756025pt_BR
dc.contributor.referee3Barreto, Franciny Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821748091466181pt_BR
dc.contributor.referee4Rezende, Leiliane Pereira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723831184865999pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744384950553465pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem em sistemas computacionais de ensino têm crescido de maneira acentuada nos últimos anos, e os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) têm ganhado destaque ao propor a personalização dos ambientes ao estudante e assim aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Como consequência do aumento de usuários em plataformas de ensino, tem-se a gerarão grande volumes de dados, dos quais vêm sendo objetivos de pesquisas para propor aprimoramentos do desempenho na recuperação, armazenamento e processamento de dados em contexto Big Data. Este trabalho objetiva propor uma abordagem de arquitetura de referência em Big Data utilizando microsserviços em nuvem para o STI-LINA. Para isto, esta abordagem concentra-se em mapear os processos de ingestão, armazenamento, captura e enriquecimento de dados e definir serviços adequados para cada um deles. Como resultado deste trabalho foi possível propor arquiteturas baseadas em microsserviços utilizado serviços AWS, para todos com modelos de compõem o STI-LINA (Estudante, Domínio e Pedagógico). E, além disso, foi possível propor um novo módulo que irá disponibilizar informações analíticas para auxiliar o professor a acompanhar a trajetória do aluno no processo de ensino e aprendizagem. E, por fim, apresentou-se uma proposta de inclusão do método de acesso métrico, denominado Slim-Tree-Lina para otimizar a recuperação de objetos de aprendizagem ofertados ao estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.embargo.termsEstamos em processo para patentear o modelagem dos sistema.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5039pt_BR
dc.orcid.putcode126162213-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoComputação em nuvem-
dc.subject.autorizadoBig data-
dc.subject.autorizadoArquitetura de rede de computador-
dc.description.embargo2024-12-19-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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