Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Lucas Borges-
dc.date.accessioned2023-01-06T15:41:11Z-
dc.date.available2023-01-06T15:41:11Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lucas Borges. Carinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentos. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36673-
dc.description.abstractThe present study sought a general understanding of the practice of arrangement, its correlations with other fronts of musical production, as well as different postures when arranging. As a main aim, we were specific worried to know the practical procedures in Carinhoso arrangements by Isaías Sávio, Marco Pereira and Roland Dyens. Our analisis started ranged from these arrangements, seeking to understand how each author proceeded. We organized the founded procedures into the follow categories: rhythm and melody, reharmonization; chord melody; counterpoint; technical-guitar resources and idiomatic limits, in order to reach an in-depth detail that allows the guitarist reader both to understand them for better interpretation them, as well as work with theses technical resources in your own futures arrangements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArranjopt_BR
dc.subjectArrangementpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectAnalyzept_BR
dc.subjectCarinhoso (Pixinguinha)pt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.titleCarinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentospt_BR
dc.title.alternativeCarinhoso per Pixinguinha by Roland Dyens, Marco Pereira and Isaías Sávio: a study of procedurespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139pt_BR
dc.contributor.referee1Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847pt_BR
dc.contributor.referee2Alfonso, Sandra Mara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8801235622088045pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou, por um lado, uma compreensão geral a respeito da prática do arranjo, suas correlações com outras frentes de produção musical, bem como posturas diversas ao se arranjar, e por outro, conhecer os procedimentos práticos específicos empregados nos arranjos de Carinhoso por Isaías Sávio, Marco Pereira e Roland Dyens. Nosso estudo prático, então, se estabeleceu a partir da análise de cada um desses arranjos, buscando compreender como cada autor procedeu. Dentro dessas análises, decidimos organizar esses procedimentos nas categorias ritmo e melodia, rearmonização; chord melody; contraponto: recursos técnico-violonísticos e limites idiomáticos, e deste modo alcançarmos um detalhamento aprofundado que permita ao leitor violonista tanto compreendê-los para melhor interpretá-los, quanto para aplicar tais procedimentos na feitura de seus próprios arranjos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.orcid.putcode125986030-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarinhosoPixinguinhaRoland.pdf10.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.