Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36673
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Lucas Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T15:41:11Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T15:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Lucas Borges. Carinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentos. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36673 | - |
dc.description.abstract | The present study sought a general understanding of the practice of arrangement, its correlations with other fronts of musical production, as well as different postures when arranging. As a main aim, we were specific worried to know the practical procedures in Carinhoso arrangements by Isaías Sávio, Marco Pereira and Roland Dyens. Our analisis started ranged from these arrangements, seeking to understand how each author proceeded. We organized the founded procedures into the follow categories: rhythm and melody, reharmonization; chord melody; counterpoint; technical-guitar resources and idiomatic limits, in order to reach an in-depth detail that allows the guitarist reader both to understand them for better interpretation them, as well as work with theses technical resources in your own futures arrangements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arranjo | pt_BR |
dc.subject | Arrangement | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Analyze | pt_BR |
dc.subject | Carinhoso (Pixinguinha) | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Guitar | pt_BR |
dc.title | Carinhoso de Pixinguinha por Roland Dyens, Marco Pereira e Isaías Sávio: um estudo de procedimentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Carinhoso per Pixinguinha by Roland Dyens, Marco Pereira and Isaías Sávio: a study of procedures | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3268304397002139 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lovisi, Daniel Menezes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848010986635847 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alfonso, Sandra Mara | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8801235622088045 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo buscou, por um lado, uma compreensão geral a respeito da prática do arranjo, suas correlações com outras frentes de produção musical, bem como posturas diversas ao se arranjar, e por outro, conhecer os procedimentos práticos específicos empregados nos arranjos de Carinhoso por Isaías Sávio, Marco Pereira e Roland Dyens. Nosso estudo prático, então, se estabeleceu a partir da análise de cada um desses arranjos, buscando compreender como cada autor procedeu. Dentro dessas análises, decidimos organizar esses procedimentos nas categorias ritmo e melodia, rearmonização; chord melody; contraponto: recursos técnico-violonísticos e limites idiomáticos, e deste modo alcançarmos um detalhamento aprofundado que permita ao leitor violonista tanto compreendê-los para melhor interpretá-los, quanto para aplicar tais procedimentos na feitura de seus próprios arranjos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 125986030 | - |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CarinhosoPixinguinhaRoland.pdf | 10.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.