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dc.creatorEvangelista, Lihury Claudio-
dc.date.accessioned2022-12-14T12:40:50Z-
dc.date.available2022-12-14T12:40:50Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Lihury Claudio. O processo de alfabetização na perspectiva da criança: revisão de literatura. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36595-
dc.description.abstractThis work carried out a bibliographic review of the literature with the objective of investigating how the child's perspective on the reading and writing acquisition process is given and how it is presented in scientific research. Therefore, research was carried out in scientific databases, from 12 descriptors involving the child's perspective and the acquisition of reading and writing, covering the period from 2007 to 2015. 13 publications were found aligned with the descriptors, whose abstracts were read in order to select articles that understood the scope of the work. This second selection identified 10 scientific articles effectively analyzed. The analysis articulated six themes: the child's experience in educational institutions and policies, the relationship between literacy and the child's experience in the context of life, the influence of learning resources on literacy, the child's positioning in relation to the text, the teacher's role in the child's journey and the child's experience itself. The results show the prevalence of multidimensional theoretical perspectives on the reading and writing acquisition process, including cultural, social, relational, experiential, and public policy aspects. However, there is also a strong hegemony of scientific articles that approach children as objects of study, but that do not include the child's own experiences and reflections on the learning process in their scope of investigation, thus silencing an entire population of children.It is concluded that there is a need to expand investigations that give a direct voice to the child, aiming to highlight the leading role, the achievements and the difficulties faced by the child in the process of acquiring reading and writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismo da criançapt_BR
dc.titleO processo de alfabetização na perspectiva da criança: revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeThe literacy process from the child's perspective: literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee2Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realizou uma revisão bibliográfica da literatura com o objetivo de investigar como se dá a perspectiva da criança sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita e como esta é apresentada na investigação científica. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas bases de dados científicas, a partir de 12 descritores envolvendo a perspectiva da criança e a aquisição de leitura e escrita, compreendendo o período de 2007 a 2015. Foram encontradas 13 publicações alinhadas aos descritores, cujos resumos foram lidos a fim de selecionar artigos que compreendessem o escopo do trabalho. Essa segunda seleção identificou 10 artigos científicos efetivamente analisados. A análise articulou seis temas: vivência da criança em instituições e políticas educacionais, relação entre alfabetização e experiência da criança no contexto de vida, influência dos recursos de aprendizagem na alfabetização, posicionamento da criança em relação ao texto, papel do professor na jornada da criança e experiência da criança propriamente dita. Os resultados mostram a prevalência de perspectivas teóricas multidimensionais sobre o processo de aquisição de leitura e escrita, incluindo aspectos culturais, sociais, relacionais, experienciais e de políticas públicas. Todavia, demonstra-se também uma forte hegemonia de artigos científicos que abordam as crianças como objetos do estudo, porém que não incluem as próprias vivencias e reflexões da criança sobre o processo de aprendizagem em seu escopo de investigação, silenciando assim toda uma população de crianças. Conclui-se pela necessidade de ampliar investigações que deem voz direta à criança, visando evidenciar o protagonismo, as conquistas e as dificuldades enfrentadas pela criança no processo de aquisição da leitura e da escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode124722199-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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